Assista o segundo programa do Globo Rural sobre a expedição do Manuelzão pelo Velhas em 2003 - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

01/11/2023

Resgatamos o segundo programa especial do Globo Rural dedicado à expedição, levado ao ar em 4 de janeiro de 2004

Entre 12 de setembro e 11 de outubro de 2003, o Projeto Manuelzão realizou a Expedição “Manuelzão Desce o Rio das Velhas”, um marco na história do ambientalismo em Minas Gerais. Nela, três caiaqueiros percorreram cerca de 800 quilômetros, desde as nascentes do Velhas na Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, até seu encontro com o Rio São Francisco, em Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, logo a jusante de Pirapora. O programa Globo Rural, da TV Globo, dedicou duas edições especiais à expedição, levadas ao ar em 28 de dezembro de 2003 e 4 de janeiro de 2004.

Após publicarmos o primeiro programa, disponibilizamos em nosso canal no YouTube a segunda edição do Globo Rural dedicada exclusivamente à lendária jornada pelo Velhas.

Apoiada por extensa equipe em terra, a expedição foi liderada pelos navegadores Paulo Roberto Furtado de Azevedo Varejão, professor de História da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e que escreveu sobre os 20 anos da empreitada aqui; Rafael Guimarães Bernardes, ambientalista; e Ronald de Carvalho Guerra, produtor rural, ambientalista e atual vice-presidente do Instituto Guaicuy.

Essa extensa jornada se desdobrou em livros, um documentário, publicações científicas e lembranças que ainda ecoam pelas pessoas e comunidades ao longo da bacia.

Neste segundo programa especial do Globo Rural, abandonamos a imagem de extrema poluição que temos do rio na altura da capital mineira e encontramos além de água limpa, uma população com esperança de vida nova para os nossos rios. A reportagem mostra o fim da nossa expedição e toda a comoção popular criada nesse caminho. Outro foco do especial está no resgate histórico das expedições feitas no decorrer dos anos, principalmente a do explorador inglês Richard Burton, em 1867.

Assista o segundo programa especial, transmitido em 04 de Janeiro de 2004, na íntegra:

O primeiro programa também pode ser assistido na íntegra através deste link.