Ato de amor pela Serra do Curral acontece neste domingo, 12 de dezembro - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Ato de amor pela Serra do Curral acontece neste domingo, 12 de dezembro

07/12/2021

No dia do aniversário de Belo Horizonte, ato ao pé da serra congrega celebração e luta pela preservação do mais representativo símbolo natural da cidade

Neste domingo, 12 de dezembro, convidamos a todos para um ato de amor pela Serra do Curral. A data marca o aniversário de Belo Horizonte, mas também será uma oportunidade para celebrar a cidade e a importância histórica, cultural e natural da Serra que é o grande cartão postal da capital mineira. Um ato de amor prol do tombamento integral da Serra do Curral, contra a mineração.

Foi aos pés da nossa Serra que se instalaram as primeiras povoações que formariam o arraial de Curral del Rey, onde, em 1897, nasceu BH. Ela “emoldura” a cidade e liga as bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital e de 40% da RMBH.

Também abriga grande diversidade de espécies de fauna e flora, dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, inclusive espécies ameaçadas de extinção.

Mas, décadas de atividades minerárias já engoliram boa parte da Serra do Curral, na área que se volta para o município de Nova Lima, desde 1940, assim como a expansão imobiliária, também em BH.

Atualmente, a Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) tenta licenciar na Serra um projeto de exploração no Complexo Minerário Serra do Taquaril que agravará ainda mais a destruição desse símbolo da cidade, com impactos profundos em todo o ecossistema e a vida da região.

A Serra do Curral só é tombada pela PBH e pela União: dentro da capital, é protegida, mas ficam de fora Nova Lima e Sabará. O governo Zema (Novo) protela a votação pelo Conep, órgão que regulamenta tombamentos no estado. Uma PEC foi protocolada na ALMG para contornar a morosidade de um governo conivente com a mineração e tombar a Serra do Curral integralmente.

Com mais de vinte movimentos sociais, culturais e com a população de Belo Horizonte, vamos reafirmar o amor e a gratidão de todos pela Serra, um patrimônio natural que deve ser preservado para as futuras gerações. E dizer: a Serra do Curral não está à venda!

Coloque na sua agenda, compartilhe e venha com a gente! É nesse domingo, 12 de dezembro, na Praça do Papa, a partir de 9 horas.

Página Inicial

Voltar