Barrocão recebe reunião LUMES/UFMG - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Barrocão recebe reunião LUMES/UFMG

19/09/2019

Encontro com a equipe de alunos do Lumes com a coordenação do Parque do Barrocão para planejamento de ações no semestre de 2019

Acontece neste sábado (21) a Reunião de Planejamento do projeto LUMES/UFMG no BARROCÃO. O encontro, que começa às 9h, reune os alunos do Lumes com a coordenação do Parque do Barrocão para planejamento de ações a serem desenvolvidas no segundo semestre deste ano.

A proposta inicial é trabalhar dois eixos: o político e o operacional.

I – Eixo político:

Debater as questões políticas das reservas legais ao se tornarem área verdes e, portanto, como potenciais espaços “Lumes Metropolitano” e suas inserções na trama verde azul do Macrozoneamento da RMBH.

Ação: pesquisa, documentação mapeamento e realização de seminário

No caso do Barrocão, é importante analisar sua inserção no sistema de unidades de conservação do Vetor Norte da RMBH, em especial as localizadas nas bacias das UTEs – Unidades Territoriais Estratégicas do ribeirão da Mata e do Carste componentes da Bacia da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Para registro e conhecimento as UCs citadas são: APA Carste de Lagoa Santa, APE do Aeroporto, Sítio Ramsar Lund-Warming, APE do Ribeirão do Urubu, Parque Estadual do Sumidouro, Parque Estadual; Parque Estadual Fazenda do Sobrado; Refúgio de Vida Silvestre Aroeiras, Refúgio de Vida Silvestre de Macaúbas, APA Municipal da Laginha (Rib. Neves); Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha, Monumento Natural Estadual Vargem da Lapa, Monumento Natural Estadual Macaúbas (Santa Luzia/Lagoa Santa ao lado da APA Municipal Andrequiçé (Sta. Luzia). Em Matozinhos temos o Parque Estadual Cerca Grande, o Monumento Natural Estadual Várzea da lapa, Monumento Natural Estadual Jaguara, Monumento Natural Estadual Gruta Santo Antônio e a RPPN Bom Jardim onde está a gruta do Ballet – todos estes monumentos estão muito próximos do Barrocão considerando que a APA Carste e a APE do Aeroporto são limítrofes ao parque Barrocão. Há de se considerar ainda que estão previstos o RVS Macaúbas, RVS Veredas e o Parque de Poções.

Em reforço a trama verde azul e sua possibilidade de efetivação, considerando sua importância para a proteção de fundo de vales e remanescentes florestais o CBH Velhas está com projeto hidroambiental que fará estudos dos corredores ecológicos das UTEs do Carste e Ribeirão da Mata buscando conexão entre as UCS e áreas de recarga de aquíferos. Estudo também previsto para a bacia do rio Taquaraçu e do Poderoso Vermelho (pelo menos na calha do Velhas em Santa Luzia). Somar estes esforços será muito importante para o efetivação da trama e inserção do Parque Barrocão em seu contexto maior.

II Eixo operacional:

Visa dar sequência às atividades de concretização do Parque:
1. Continuar a instalação da Academia Barrocão;
2. Realizar uma oficina de pinturas de placas e de pneus;
3. Confeccionar mais bancos para o entorno e interior;
4. Continuar a capina;
5. Planejar um plantio na 1ª quinzena de novembro;
6. Atender às escolas demandantes de visitas ao Barrocão, envolvendo-as nas oficinas e atividades acima previstas.