Blocos de carnaval se reúnem em ato pela proteção da Serra do Curral - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Blocos de carnaval se reúnem em ato pela proteção da Serra do Curral

28/04/2022

Ambientalistas e foliões concentram-se às 16h20 na Praça Raul Soares e partirão rumo a Praça Rui Barbosa, a Praça da Estação, em prol da preservação integral da serra

O movimento Tira O Pé Da Minha Serra realiza, nesta quinta-feira, 28, um bloco de carnaval em prol da preservação da Serra do Curral. A bateria, gratuita e organizada com o objetivo de combater a exploração minerária no cartão postal da cidade, terá início às 16h na Praça Raul Soares, seguindo até a Praça da Estação.

O evento acontece um dia antes da reunião do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), que irá avaliar a proposta de instalação do Complexo Minerário Serra do Taquaril, da Tamisa (Taquaril Mineração S.A). O projeto prevê a retirada de mais de 30 milhões de toneladas de minério de ferro em 13 anos e, caso aprovado, trará danos severos para o meio ambiente e a qualidade de vida da população da região, além de colocar em cheque o símbolo da capital mineira.

A coalizão pela proteção da Serra do Curral reúne ativistas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. O grupo convida toda a população a participar, trajando roupas verdes, e apoiar a causa.

Ministério Público aciona a Justiça

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pediu, nesta terça, 26, a suspensão imediata do processo de licenciamento ambiental do empreendimento minerário da Tamisa na Serra do Curral, em Nova Lima.

“O projeto Complexo Minerário Serra do Taquaril inclui lavra a céu aberto de minério de ferro, unidade de tratamento de minerais, com tratamento a seco e úmido, pilhas de rejeito estéril, estradas internas, bacias de contenção de sedimentos, estruturas e prédios administrativos”, afirma o MPMG.

Segundo a ação civil, endereçada à Tamisa e à prefeitura de Nova Lima, aponta para violações das regras urbanísticas definidas pelo Plano Diretor de Nova Lima. A área ameaçada possui vegetação da Mata Atlântica e equivale a cerca de 1.200 campos de futebol.

Página Inicial

Voltar