Brejinho é pauta em Seminário de Segurança Alimentar e NutricionalProjeto Manuelzão

Brejinho é pauta em Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional

04/11/2019

Revitalizado pela comunidade, o parque é exemplo de agroecologia

Na última quinta (31), membros do Coletivo TABOA, Projeto Manuelzão, Núcleo Brejinho e Auê! apresentaram um relato de experiência no Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, em Belo Horizonte. Com o título Transformação Agroecológica no Brejinho: Resgate do Parque Através da Agrofloresta, o trabalho retrata a luta da comunidade da zona norte da capital pela preservação de nascentes e área verde em seu território.
“O Parque do Brejinho vem de um histórico de luta de mais de 20 anos pela preservação e ocupação de uma área verde com dezenas de nascentes na capital mineira. Com as obras abandonadas e o Parque degradado, um grupo de estudantes, membros de movimentos agroecológicos da cidade e a comunidade começaram a plantar uma agrofloresta, em parceria com o Projeto Manuelzão e Secretaria de Segurança Alimentar da PBH. A articulação e fortalecimento do grupo possibilitou a criação do coletivo TABOA que vem promovendo mutirões, eventos, mobilização na comunidade, convívio e revitalização do Parque”, relata Lina Maria, representante do Projeto Manuelzão.
“Os mutirões organizados pelo coletivo são mensais, sempre no segundo fim de semana do mês e toda ajuda é bem vinda. Plantar na cidade é um ato de resistência e só através das redes isso é possível”, convida a bolsista.
O Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional é organizado pela prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO Brasil; Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos – ONU Habitat e Governos Locais pela Sustentabilidade – ICLEI.
com o título: Transformação Agroecológica no Brejinho: resgate do Parque através da agrofloresta.

Página Inicial

Voltar