Cachoeira da Lajinha, em Ribeirão das Neves, pode virar área residencialProjeto Manuelzão

Cachoeira da Lajinha, em Ribeirão das Neves, pode virar área residencial

13/05/2020

Emenda proposta por empreendedores que objetiva que a região da Lajinha deixe de ser zona de preservação foi vetada pelo prefeito e agora vereadores votarão para decidir se acatam ou não o veto

Na última audiência pública realizada em Ribeirão das Neves antes da escalada do coronavírus no país, empreendedores sugeriram alterar o zoneamento na região da Lajinha, Zona de Preservação Ambiental, para Zona de Densidade, o que permitiria a construção de residências. A proposta, transformada na emenda modificativa nº 021-c/2020, foi vetada pelo Junynho Martins (DEM) e agora a Câmara Municipal deve decidir se acata ou não o veto.

Após a mobilização dos moradores de Ribeirão das Neves e posteriormente do poder público, a região da Lajinha foi definida como Área de Preservação Ambiental (APA) no Plano Diretor do de Ribeirão das Neves em 2006, aprovado pela Lei Complementar nº 036/2006.

Sem ser discutida pela sociedade civil, a emenda modificativa foi proposta em uma única audiência pública, última realizada este ano e foi assinada pelos vereadores Fábio Caballero (Cidadania), Weberson Diretor (PSC), Ramon do Girico (MDB), Pastor Dário (PSC) e Neuza Mendes (Cidadania).

Em comunicado que circula nas redes sociais moradores afirmam: “nós, moradoras e moradores da cidade de Ribeirão das Neves, vimos a público nos dizermos favoráveis, NÃO implementação da zona de Densidade, mas, SIM, a PRESERVAÇÃO dessa área, pois lá se encontra a LAJINHA, que só continua ali, diante de muita luta daqueles que valorizam o meio ambiente!”.

O Projeto Manuelzão endossa a posição dos moradores e também solicita à vereadora e aos vereadores, que votem favoráveis ao veto do prefeito em relação a emenda 021c/2020.

Juntos em defesa da Lajinha. #NaoaEmenda021

Página Inicial

Voltar