Caminho de volta

12/12/2012

Aumenta o número de embalagens de agrotóxicos destinadas corretamente

Segundo levantamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), 34,6 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos usadas em propriedades rurais brasileiras foram destinadas adequadamente entre janeiro e novembro deste ano. Esse volume é 8% maior que o levantado no mesmo período de 2011. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, João Cesar Rando, 80% das embalagens colocadas no mercado são recolhidas e tratadas corretamente, o que mostra que essa atitude já se tornou uma rotina na cadeia de produção.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que cada agente da cadeia produtiva assuma uma responsabilidade: os consumidores devem devolver as embalagens após o uso, o comércio é obrigado a recebê-las e armazená-las e as indústrias são responsáveis por tratar o material e transformar as embalagens em novas ou em outros produtos.

O sistema de logística reversa, porém, ainda não alcança todo o país. João Cesar afirma que as unidades de recebimento e o processo de recolhimento e transformação das embalagens de agrotóxicos estão concentradas nas regiões onde a agricultura é mais intensa e é preciso ampliar as medidas para outros estados. A ideia inicial é que os fabricantes estabeleçam um calendário para as regiões onde a agricultura é menos expressiva e definam um período fixo para o recolhimento dos resíduos. Fonte: Agência Brasil

Página Inicial

Voltar