Carste, um patrimônio para conhecer e preservar - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Carste, um patrimônio para conhecer e preservar

30/08/2019

Presidente do Instituto Guaicuy, dá palestra em escola de Matozinhos

Na última quarta-feira (26), o presidente do Instituto Guaicuy, Procópio de Castro, realizou uma palestra sobre o patrimônio de Matozinhos para alunos da Escola Meninada Alternativa. “Carste, um patrimônio para conhecer e preservar” foi o tema debatido com os alunos.

“O patrimônio de Matozinhos é sui generis em diversas questões. O município concentra 285 cavernas, unidades de conservação como a Província Cárstica de Lagoa Santa, monumentos naturais estaduais como Várzea da Pedra, Gruta Santo Antônio, Experiência da Jaguara e o Parque Estadual Cerca Grande. Discutimos as riquezas desse território e seu histórico de degradação”, relatou o palestrante.

Para Procópio, é importante conhecer o valor desse patrimônio que, em geral, só se percebe quando ele não existe mais.

Patrimônio de Matozinhos

Entre os patrimônios naturais de Matozinhos estão as mais de 50 grutas com pinturas rupestres, como Cerca Grande, Boleiras, Caieras e Perdidas. Algumas delas são únicas em seu estilo, como a Gruta do Ballet, em que é registrado o ritual do parto e do acasalamento. As lagoas de carste também compõe a paisagem, assim como os prédios históricos, nem sempre conservados.

A Lapa da Cerca Grande, tombada e inscrita pelo Iphan, em 1962, no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico é uma das heranças do trabalho arqueológico do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund. Trata-se de um maciço calcário que se localiza na região do Rio das Velhas. Em 1837, foi visitada por Lund, que encontrou restos de muitos animais extintos do período Pleistoceno. Uma das grutas apresenta cerca de 100 desenhos rupestres, representando cenas de caça e animais existentes na região.

Além das riquezas naturais, Matozinhos é lar de muitas tradições culturais, como reforça Procópio de Castro. “Além da paisagem e do patrimônio arqueológico, podemos destacar aquilo que é relativo à cultura de pais e avós, as músicas, a comida e festas tradicionais como a Folia de Reis, que fazem parte da história das pessoas, mesmo que elas não percebam”, diz.

Parque Municipal Ecológico do Barrocão

O encontro com os estudantes também serviu para tratar da construção coletiva de novos espaços de socialização para a população da cidade, como o Parque Municipal Ecológico do Barrocão.

“Nós desenvolvemos uma luta em prol da efetivação do parque como um lugar de interesse urbanístico, de educação ambiental, cultura, lazer e esporte. Queremos um ponto de encontro para a sociedade de Matozinhos, que ainda tem carência desse tipo de espaço”, destaca.

O que é o carste

Carste é um tipo de relevo formado pelo efeito corrosivo da água sobre rochas como o calcário. Uma área muito frágil, caracterizada pela presença de grutas e águas subterrâneas. Os principais rios da Unidade são os córregos do Jaque e Bebedouro, Córrego Samambaia e Córrego da Jaguara.

Leia mais detalhes no site do CBH Rio das Velhas.