CBH Rio das Velhas abre votação para escolha de nome afetivo para peixe Dourado - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

CBH Rio das Velhas abre votação para escolha de nome afetivo para peixe Dourado

06/06/2022

Espécie é símbolo da bacia hidrográfica e conhecida como “rei do rio” por seu tamanho e força

Está aberta a votação para escolha do nome afetivo do peixe Salminus franciscanus, o Dourado, símbolo da bacia hidrográfica do Rio das Velhas e da luta por sua revitalização. O Dourado é um indicador de boa qualidade das águas e reconhecido pela população como um peixe nobre, lutador e bravio.

A proposta de votação pública foi aprovada no último dia 17  pela Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

“Considerando que o destino do peixe denuncia o nosso, o Dourado é um bioindicador por excelência. Ele é tão especial porque é um peixe que só vive em águas limpas. Então se essa é uma característica de exigência, essa exigência mostra que onde tem Dourado, tem água de qualidade”, afirmou Procópio de Castro, presidente do Instituto Guaicuy, conhecido como “Pai do Dourado”, por ser um dos primeiros defensores do peixe como mascote do Rio das Velhas. “O meu sonho é que ele se torne realmente uma referência para o Rio das Velhas, para a educação ambiental e a inserção das crianças nesse universo”, completou.

Os conselheiros do colegiado definiram as sugestões de nomes que irão a voto popular. O resultado da votação do mascote será divulgado uma semana antes do Dia do Rio das Velhas, 29 de junho, no marco da comemoração dos 24 anos de fundação do CBH Velhas.

“A gente precisa atingir um público maior, fazer com que as pessoas saibam o que é o comitê, para que serve, como podem participar. Então essa ideia do nome do Mascote faz parte dessa tentativa de aproximação, para trazer o público e a população de uma forma geral, mais para perto da gente” declarou Edinilson dos Santos, coordenador do CTECOM do CBH Velhas.

Os nomes que serão escolhidos pelo público são: Pirajú (peixe amarelo/dourado em tupi); Valente (adjetivo e substantivo: intrépido, corajoso); Aurélio (de: aurum em latim, “dourado” ou “filho do ouro”); Kûara (sol em tupi) e Dodô (diminutivo de Dourado).

Você pode escolher seu nome preferido clicando aqui.

Conheça o rei do rio

O peixe Dourado foi eleito como símbolo em outubro de 2018, conforme a Deliberação Normativa nº 05/2018 do Comitê, que instituiu o Dia Oficial do Rio das Velhas e estabeleceu o símbolo da bacia, visando fortalecer na população o sentimento de pertencimento à Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

No Brasil, existem duas espécies de peixe Dourado, o Salminus brasiliensis e o Salminus franciscanus. O Dourado franciscano, que tem esse nome por ser encontrado na bacia do Rio São Francisco, é um dos maiores peixes do Velho Chico, podendo alcançar mais de 1 metro de comprimento e pesar 25 quilos. O Velhas é o principal afluente do Rio São Francisco.

Espécime de Dourado registrada em estudo de biomonitoramento do Rio das Velhas. Foto: Carlos Bernardo Mascarenhas Alves e Paulo Pompeu

A espécie possui hábitos solitários, embora quando jovens possam ser encontrados em cardumes. É um peixe brigador, de águas correntes e límpidas, reconhecido por sua força. Sua cor remete ao ouro, podendo variar entre tonalidades alaranjadas ou avermelhadas, Devido à sua força e simbolismo para as águas da bacia hidrográfica, é também conhecido como “o rei do rio”.

“É um animal fantástico, muito bonito, um peixe que as pessoas viajam para longe para poder tentar pegar. Porque é uma luta. É um desafio”, contou Procópio de Castro. “Mas o mais importante nessa história é exatamente o fato de ser um bioindicador que, antes de mais nada, se não tiver qualidade boa de água, ele já não está presente. Então, esse é um fator: tem Dourado, água boa!”

O Dourado foi inserido na logomarca do CBH em 2020. A intenção com a escolha de um nome afetivo é que o símbolo se torne, de fato, um personagem da Bacia Hidrográfica do Velhas.