Chuá Socioambiental: educação e mobilização na recuperação de mananciais - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Chuá Socioambiental: educação e mobilização na recuperação de mananciais

02/05/2022

Programa de educação e sustentabilidade faz parte do Pró-Mananciais, estreitando laços com as comunidades atendidas pela Copasa

[Matéria publicada na página 5 da Revista Manuelzão Edição Especial Pró-Mananciais. Acesse todas as edições da Revista Manuelzão neste link.]

O Chuá Socioambiental é uma das linhas de atuação do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental da Copasa, que tem suas iniciativas gerenciadas na Unidade de Serviço de Controle Ambiental (USCA). Desde 2016, o programa promove atividades de educação e sustentabilidade ambiental alinhadas à conscientização sobre a preservação e recuperação de mananciais para o abastecimento de água das comunidades atendidas.

Suas ações se dão em parceria com escolas e instituições ligadas ao meio ambiente nos municípios onde o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais, o Pró-Mananciais, atua. As ações do Chuá são planejadas na USCA de forma colaborativa, por um grupo que envolve as coordenações regionais e equipes socioambientais da Copasa, possibilitando assim seu desenvolvimento em municípios atendidos com os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos.

“O Chuá estreita os laços da Copasa com as comunidades onde está inserida através do engajamento coletivo por um objetivo comum: garantir o abastecimento de água da comunidade”, explica Vicente de Paula Rodrigues, Assistente Socioambiental da Copasa.

O Chuá tem origem em 1986, no Programa de Visitas Escolares às Estações de Tratamento de Água, parceria com escolas do ensino fundamental. “A partir de 2008, já com o nome atual, ele passou a abordar, além das questões sobre a água no planeta, saneamento básico e doenças de veiculação hídrica, importantes informações sobre bacias hidrográficas e sustentabilidade”, conta Rodrigues.

Através de parcerias com as secretarias municipais de educação, as ações e visitas são incorporadas no planejamento das escolas onde o Chuá atua. “A educação ambiental é um dos carros chefes do Pró Mananciais. Os Colmeias [Coletivo Local de Meio Ambiente] têm uma grande importância nas deliberações coletivas e, com a mobilização junto ao público escolar, garantem a aplicação eficaz dos recursos investidos pela Copasa. Sempre temos relatos de experiências exitosas, rompendo os muros das escolas e trabalhando com parte significativa da bacia hidrográfica dos territórios”, ressalta Rodrigues.

Com a pandemia, o trabalho do Chuá passou para o ambiente virtual, com as redes sociais como ferramentas de mobilização: foram feitos webinários, jogos interativos e palestras. Os trabalhos continuam. “São inúmeras as solicitações para implantação do Chuá Socioambiental em várias escolas, o que demonstra a aprovação pela sociedade da metodologia e forma participativa presentes no dia a dia do programa”, aponta o assistente socioambiental.

“É no desenvolvimento de práticas de educação ambiental que se garante a efetivação de todo o trabalho implantado. O manejo de uma bacia hidrográfica só se faz com a educação ambiental como farol, nada adianta implantar as mais diversas ações de engenharia, agroecologia, de recuperação de áreas degradadas, se não tivermos o suporte para sua manutenção pela comunidade. A mobilização de educação ambiental se inicia na escola e chega até os lares de todos habitantes daquele território. O sucesso do Pró-Mananciais está intrinsecamente atrelado ao sucesso do Chuá Socioambiental”, reflete Rodrigues.

A educação promovida pela Copasa está intrinsecamente ligada aos processos da empresa, que contribuem para o entendimento e empoderamento da juventude e da comunidade em relação ao trato com as questões ambientais relacionadas ao saneamento e sobretudo, na importância da preservação, qualidade e acesso à água.

“É a partir desta estreita relação com o Pró-Mananciais que o Chuá Socioambiental vem ano após ano fomentando novas atividades e promovendo novos espaços educadores por meio do estímulo à criação de centros de educação ambiental e visitas técnicas às áreas de proteção de mananciais”, finaliza Tereza Bernardes, coordenadora do Programa Chuá na USCA.