Cine Água Limpa ensina técnicas do audiovisual

09/10/2018

Projeto Manuelzão insere jovens do Bairro Água Limpa no mundo do cinema

O Projeto Manuelzão realizou, no último sábado (06), o segundo encontro do Curso de Cinema no bairro Água Limpa, em Itabirito. Na oficina, jovens moradoras do bairro participaram das aulas propostas pela equipe Manuelzão e conheceram alguns termos e técnicas utilizadas pelos cineastas. Enquadramento, movimento de câmera e o propósito de ambos foram os assuntos abordados durante toda a manhã, no antigo clube que fica à margem da lagoa.

Em uma atividade de apresentação, todos os presentes escreveram em papéis o nome e o motivo de estarem ali, os registros foram colocados em balões que  foram estourados e o recado de outro participante foi lido em voz alta. O grupo discutiu, após as impressões despertadas por fotos do bairro tiradas pelas participantes do curso.

Em seguida, elas se dividiram em duplas para fazer uma foto de algum lugar do clube, mas de forma diferente: a câmera seria a colega de dupla, que deveria ser guiada e posicionada de olhos fechados, abrindo somente quando a parceira permitisse e fechando os olhos novamente logo depois. A ideia era que as jovens fizessem uma fotografia mental e depois descrevessem o que viram.

No primeiro encontro, realizado em setembro, a equipe organizou um mutirão para limpeza o Clube do bairro, o qual se encontrava desativado,  e exibiu o curta metragem “Felicidade”. A película  aborda as questões cotidianas do Bairro Jardim Felicidade, região Norte de Belo Horizonte, a partir das relações de seus habitantes com o córrego Tamboril. Ele foi produzido durante a Oficina do Projeto Valorização de Nascentes Urbanas da bacia do ribeirão Onça, em 2017.

Serão realizados mais sete encontros até o final do ano. O curso culminará com duas exibições de um filme produzido durantes as oficinas.  A proposta do Cine Água Limpa é produzir roteiro, gravação, montagem e exibição de um filme sobre Água Limpa. As exibições serão na escola onde os participantes estudam, no bairro Jardim Canadá e também ao ar livre, no bairro, para toda a comunidade.

Ao final desse segundo encontro, foram apresentados e analisados alguns trechos de filmes, onde todos puderam falar sobre suas impressões. A oficina foi ministrada pela equipe do Projeto Manuelzão e estudantes de arquitetura da UFMG.