Colapso em Manaus reflete falta de planejamento dos governos e desrespeito à vida - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Colapso em Manaus reflete falta de planejamento dos governos e desrespeito à vida

15/01/2021

Momentos de horror na pandemia são consequência da inaptidão de governos Federal, Estadual e Municipal, negacionismo e falta de comprometimento com as medidas de isolamento social

O colapso que o sistema de saúde de Manaus enfrenta nos últimos dias e que chegou a seu ponto máximo nesta quinta-feira, 14, com a generalizada falta de oxigênio nos hospitais, reflete o fracasso de todo o país no enfrentamento da covid-19.

Duramente afetada pela pandemia do coronavírus entre março e junho do último ano, quando vítimas chegaram a ser enterradas em valas coletivas, Manaus volta a viver momentos de horror. A situação dramática levou autoridades locais à implementação de toque de recolher, entre 19h e 6h, na capital amazonense.

A situação reflete a falta de planejamento de governos federal, estadual e municipal, o negacionismo e a falta de comprometimento da população com as medidas de isolamento social, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Minas bate recordes de novos casos

Em Minas Gerais, a situação também é alarmante. Nesta sexta-feira, 15, o estado registrou 9.120 casos de covid-19 em 24 horas, maior número desde o início da pandemia, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Também nesta sexta, Minas alcançou a segunda maior média de mortes desde o início da pandemia. Ao longo da semana, foram confirmadas em média 101,9 vítimas diárias.

A ocupação de UTIs segue na faixa vermelha, com 72,18% dos leitos em uso. Metade das macrorregiões do estado tem mais de 70% das vagas ocupadas.

O Projeto Manuelzão observa com perplexidade o momento e reforça a recomendação à população para respeitar as medidas de isolamento, utilizar máscara, evitar aglomerações e higienizar as lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. No momento, apenas tais medidas podem nos proteger do coronavírus.

Página Inicial

Voltar