19/09/2019
Estado de alerta e restrição para uso do rio das Velhas
Nessa quinta-feira (19), às 9h, o CBH Rio das Velhas concederá entrevista coletiva para esclarecer sobre os estados de alerta e restrição de uso atestados pelo IGAM sobre o Rio das Velhas nessa semana.
Em meio a uma estiagem que já perdura, e com clima quente, o que favorece o alto consumo de água pela população, a vazão do Rio das Velhas tem registrado níveis críticos. No ponto de captação da Copasa no Sistema Bela Fama, responsável pelo abastecimento de cerca de 60% da Região Metropolitana de Belo Horizonte, somente em setembro por três vezes a vazão esteve abaixo dos 10m³/s, entrando oficialmente em estado de alerta.
Do município de Santo Hipólito até a região da foz a situação é ainda mais grave. Ontem (17), o IGAM reconheceu o estado de restrição de uso para captações de água nesse ponto. Com isso, a redução do volume diário de água outorgado pode variar de 20% a 50%, dependendo da finalidade.
Durante a coletiva de imprensa, o presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano, irá chamar a atenção para a necessidade de a população contribuir no processo de economia de água; para a importância de se favorecer a produção de água no Alto Rio das Velhas (região de onde sai a água que abastece cerca de 60% da Grande BH), em contraposição aos empreendimentos minerários e imobiliários que prevalecem naquele território; aumentar a segurança das barragens de rejeito localizadas na bacia hidrográfica do Rio das Velhas; dentre outros assuntos.