Contagem regressiva

27/04/2012

Compromisso de revitalizar o Velhas até 2014 é reassumido em evento

Ao olhar para a foto de um garoto pulando em um curso d’água, que estava no telão do Auditório JK da Cidade Administrativa, o idealizador e co-fundador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa, afirmou: “esse menino tem que cair na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. A possibilidade de nadar e o retorno dos peixes ao trecho do Rio das Velhas que atravessa essa região até 2014 foram os compromissos reassumidos pelo Manuelzão, governo de Minas, prefeituras, setores empresariais e sociedade civil em encontro que aconteceu no dia 26 de abril.


Apolo Heringer discursa no Lançamento Oficial da Meta 2014. (Foto: Omar Freire/Imprensa MG)

Entre os principais objetivos da Meta 2014, estão a implantação de obras de coleta e tratamento de esgoto nos recursos hídricos da Bacia do Velhas, a conservação da biodiversidade e a manutenção das áreas de preservação permanente ao longo do corpo d’água do Rio. De acordo com o governador de Minas, Antônio Anastasia, para que todos os termos e prazos estipulados pela Meta sejam cumpridos, é necessária a contribuição de todos os integrantes das comunidades que vivem na região do Velhas. “É uma responsabilidade do governo, da sociedade, dos empresários, das universidades, de todos, revitalizar o Rio”, disse Anastasia.

Mesmo se os cursos d’água da Bacia do Rio das Velhas não estiverem totalmente revitalizados até 2014, Apolo Heringer Lisboa fez uma promessa: “em 2014, vou pular no Rio e, se ficar doente, o Estado terá que me indenizar”.

Página Inicial

Voltar