01/12/2022
ONGs ambientalistas convidadas foram surpreendidas pelo convite do deputado Raul Belém para que a Fiemg também estivesse na audiência
A audiência pública marcada para esta quinta, 1, teve caráter desvirtuado, após o presidente da sessão Raul Belém (Cidadania) convidar inesperadamente representante da FIEMG para compor a mesa. Essa foi a avaliação da deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede), que abandonou a audiência após registrar o fato, requerendo a suspensão do encontro. O pedido não foi acatado por Belém.
O debate público havia sido solicitado pela própria deputada Ana Paula Siqueira para escutar as ONGs ambientalistas que recentemente, em protesto, realizaram renúncia coletiva de conselhos deliberativos. Entretanto, ao conduzir a composição da mesa da sessão, o deputado estadual Raul Belém modificou a lista de convidados acordada anteriormente, incluindo Érika Morreale, representante da Fiemg.
Com isso, os representantes das entidades ambientalistas e as deputadas estaduais Ana Paula Siqueira e Beatriz Cerqueira (PT) protestaram. Após sucessivas tentativas de suspender a reunião ignoradas pela presidência da audiência, tanto a parlamentar solicitante quanto as ONGs abandonaram a sessão.
Confira o depoimento de Maria Teresa Viana de Freitas Corujo, do Instituto Guaicuy, e Maria Dalce Ricas, da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda)