22/10/2014
O coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano foi um dos entrevistados da última quarta-feira, 22, às 20 horas, do programa ‘Brasil das Gerais’, de Roberta Zampetti, na Rede Minas de Televisão
O programa que já está a 15 anos no ar e aborda vários temas, tratou nesta edição da questão da crise de água: “Por que estamos sem água?”
Em quase, uma hora de entrevista, Polignano falou sobre a importância das bacias hidrográficas para a sobrevivência dos rios, a mobilização e seus efeitos, cuidados que devemos ter com a água, um bem finito, e alertou para a possível crise no abastecimento em Belo Horizonte.
Como destacou, com a estiagem e o calor, o problema só agrava a situação. Ele ainda alertou para o Rio das Velhas que vem apresentando vazões muito baixas próximas de 9m³/s, mas mesmo assim, normalmente são retirados 6m³/s para o abastecimento.
“O rio das Velhas nunca passou por tão grave situação, mas este ano, o quadro mudou”, argumenta Polignano ao declarar que é preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica.