Depois de muita luta das pessoas atingidas, a ATI Antônio Pereira poderá entrar em campo - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

03/10/2022

Quase dois anos após população eleger Assessoria Técnica Indepentende, Justiça recebe da Vale os valores para o início dos trabalhos em campo do Insituto Guaicuy na região

Mais um passo foi dado para o início do trabalho do Instituto Guaicuy em campo na comunidade de Antônio Pereira, distrito da cidade mineira de Ouro Preto. Na semana passada, a Vale mineradora-ré cumpriu a determinação da Justiça e fez o depósito, em juízo, do valor para custear o primeiro semestre de atividades da Assessoria Técnica Independente e do Grupo De Estudos Sobre Problemas Ambientais (Gespa).

Em outras palavras, neste momento, os valores para os seis primeiros meses da ATI estão com a Justiça e ainda não foram repassados para o Guaicuy. O Insituto está acompanhando as movimentações para iniciar as ações o mais rápido possível.

Também mantém diálogo com o Ministério Público para realizar, de forma transparente, a estruturação das atividades, além das contratações de técnicos que estarão junto com a comunidade para a luta pela reparação integral.

Entenda o caso em Antônio Pereira

Desde o final de 2018, a população do distrito de Antônio Pereira convive com a instabilidade da barragem Doutor, da Vale, localizada na região. Centenas de pessoas vivem na chamada ZAS (zona de autossalvamento) e, em março de 2021, o Instituto Guaicuy foi confirmado como instituição eleita para realizar o trabalho de Assessoria Técnica Independente na região. Entretanto, até hoje não teve liberação de recursos para iniciar os trabalhos em campo.

Para entender melhor a situação na região, leia nossa reportagem “A lama invisível que atormenta Antônio Pereira”, na Revista Manuelzão 88. Voltamos ao assunto, narrando a longa demora para o início dos trabalhos da assessoria, na reportagem “No deserto da justiça, a miragem do direito”, na página 22 da Revista Manuelzão 91.

Para ter mais informações, as pessoas atingidas de Antônio Pereira podem entrar em contato com o Guaicuy nos telefones (31) 99502-2425 ou (31) 99533-8601 e pelo email ati.antoniopereira@guaicuy.org.br💬