Derrubada de veto do executivo municipal garante conquista para a preservação ambiental em ContagemProjeto Manuelzão

Derrubada de veto do executivo municipal garante conquista para a preservação ambiental em Contagem

22/04/2020

Movimento SOS Vargem das Flores divulga nota para agradecer à mobilização popular que garantiu o não veto a emendas importantes ao Plano Diretor e à Lei de Uso e Ocupação do Solo de Contagem; Documento alerta, entretanto, para riscos remanescentes dos projetos ao transformar áreas rurais em urbanas.

O Movimento SOS Vargem das Flores emitiu documento celebrando a força da mobilização social na luta pela preservação das águas de Contagem (MG) e região metropolitana de Belo Horizonte. No último dia 14 de abril, a Câmara Municipal de Contagem derrubou o veto do prefeito à emenda 101, que ameniza parte dos impactos ambientais do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo da cidade.

De acordo com o SOS Vargem das Flores, a derrubada do veto só foi possível graças ao engajamento popular que “forçou os vereadores a apresentarem mais de 100 emendas para corrigir o PL 19/2019”. Embora a maioria tenha sido vetada, a emenda 101 teve o veto derrubado.

Com mais de vinte anos de história de luta pela preservação das águas na região, o movimento credita a vitória ao “apoio das entidades, sindicatos, coletivos, partidos, parlamentares, formadores de opinião e às milhares de  pessoas que, como você, compartilharam nossos conteúdos em suas redes sociais, conversaram com os vereadores, esclareceram seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho”.

O Projeto Manuelzão é uma das mais de sessenta entidades e personalidades citadas no documento e, além de celebrar junto mais esta vitória, reforça seu apoio à luta do SOS Vargem das Flores.

Para ler o documento completo, clique aqui.

Página Inicial

Voltar