Dois lados da força

07/02/2012

Incêndio no Rola Moça inspira oficina sobre fogo e biodiversidade

Em setembro do ano passado, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve 80% da sua área devastada pelo fogo. O incêndio motivou o professor do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, José Figueira, a organizar a oficina Fogo e Biodiversidade, que integra a programação da sexta edição do Festival de Verão da UFMG.

A oficina vai revelar um lado menos conhecido do fogo: o de elemento modelador e reconstitutivo da paisagem. “Muitas vezes, um incêndio de regime natural devolve ao solo nutrientes não disponíveis e necessários para o crescimento da vegetação. A matéria orgânica é queimada, mas os nutrientes são mantidos”, explica o professor. Porém, os incêndios provocados pelo homem em épocas de seca e em alta frequência impedem que o ecossistema recupere a sua flora.

Para evitar consequências catastróficas, José Figueira defende a promoção de ações preventivas, de preparo às equipes de combate ao fogo e, principalmente, de educação ambiental. Serão dois dias de aulas teóricas na Faculdade de Ciências Econômicas e outros dois de atividades no Parque. Para outras informações, clique aqui. Faça sua inscrição. Fonte: UFMG

Página Inicial

Voltar