Dragas de mineração no Rio das Velhas preocupam moradores - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Dragas de mineração no Rio das Velhas preocupam moradores

30/09/2022

O leito do rio tem sido revirado há meses na altura de Rio Acima, a 34 quilômetros de Belo Horizonte; recentemente, pelo menos 12 dragas de mineração foram vistas no local

Moradores de Rio Acima, na Central de Minas Gerais, denunciam a falta de fiscalização no uso de dragas de mineração na região. As dragas são máquinas que reviram o leito do rio em busca de minério. Segundo denúncia publicada nesta quinta, 29, pelo jornal O Tempo, a presença do maquinário preocupa.

“A informação que temos é de que existem várias outras dragas, pelo menos 12, mas não sabemos onde estão exatamente. Essa situação já é recorrente há algum tempo e não estão preocupados em esconder, já que estão minerando aos olhos de todos e percorrendo um grande território entre Rio Acima e Itabirito”, contou ao jornal um morador que não quis ser identificado. 

Em outubro de 2021, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) já havia alertado para a situação, reforçando os potenciais riscos à qualidade da água que o garimpo pode causar. Dragas remexem o leito do Velhas no município de Rio Acima e mergulhadores trabalham em busca de ouro. De acordo com o Comitê, a situação preocupa, pois, pode piorar a qualidade da água do rio que é responsável pelo abastecimento de água de aproximadamente 2,4 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) não se manifestou sobre o assunto.

Página Inicial

Voltar