27/06/2018
Rios e nascentes do Rio das Velhas. Este foi o tema da ação realizada no sábado passado (23/06), no bairro de Itabirito, com o compromisso de levar até a comunidade local o conhecimento acerca da importância da preservação das águas nas vidas das pessoas.
A equipe Manuelzão, formada por profissionais das áreas de biologia, zootecnia, engenharia ambiental, dentre outras, desenvolveu duas atividades com os moradores do bairro Água Limpa a fim de alertá-los e instruí-los quanto à necessidade absoluta em cuidar e preservar os recursos naturais aos quais eles tem o privilégio de ter acesso.
O pessoal realizou uma blitz e ministrou a introdução do curso que terá mais três módulos com o tema “Nascentes”. A Blitz abordou os carros que passavam pelas duas ruas principais do bairro, entregou folder e revista com conteúdo explicativo, conversou com os moradores e divulgou o curso que será ministrado aos interessados nos próximos meses.
O curso, que pretende capacitar os habitantes a cuidar do ambiente ao qual eles estão inseridos e alertar sobre quão é importante pra eles, para a natureza e para muita gente que sobrevive da água e de todo o ambiente pra sobreviver, terá os seguintes módulos:
2. Saneamento e Lixo;
3. Horta;
4. Oficina de cinema.
As primeiras aulas do módulo I contou com adultos e crianças também, o que é muito interessante porque quanto antes a educação atingir os brasileiros, mais rápido o país evoluirá, proporcionando qualidade de vida à população, que é tão sofrida e carente de dignidade.
Durante as aulas que formam agentes ambientais, os participantes tiveram acesso a materiais como a maquete do Rio das Velhas e banners que facilitaram o aprendizado sobre: conceito de nascente, qualidade da água, lógica da bacia hidrográfica, doenças relacionadas à qualidade da água e cadastros de nascentes.