12/04/2023
Exposição, exibição de obras indígenas na Fachada Digital, sessões no Planetário e observações noturnas no Terraço Astronômico são algumas das atividades
[Notícia da assessoria de comunicação da UFMG, publicada na última quinta-feira, 6 de abril.]
O Espaço do Conhecimento UFMG organiza uma programação diversa para o Abril Indígena da Universidade. As atividades, agendadas até o dia 30 de abril, são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados na recepção do museu, horas antes de cada evento.
Estão previstas visitas à exposição Mundos indígenas, exibição de obras indígenas na Fachada Digital, sessões no Planetário do programa Astronomia Indígena com Libras e oficinas com as temáticas Pintura Corporal Ye’kwana, Desvendando as Constelações Guarani e Os Sorielisarb: quem são os outros?.
Também haverá observações noturnas aos sábados, no Terraço Astronômico, sempre a partir das 19h, além de uma live do projeto Descobrindo o Céu, com a temática As Novas Luas de Júpiter, no canal do Espaço no YouTube.
Mais informações estão disponíveis no site do museu.
As observações noturnas do Terraço Astronômico estão de volta à programação do Espaço do Conhecimento UFMG. O evento, realizado todos os sábados, às 19h, é gratuito e aberto ao público geral. Atividade tradicional e popular do Espaço, as observações noturnas foram interrompidas nos últimos meses, devido à alta nebulosidade e instabilidade do clima.
Dois telescópios e um teto retrátil equipam o Terraço Astronômico. Por meio deles, o público pode contemplar até dois objetos diferentes no céu de Belo Horizonte, caso as condições climáticas sejam propícias. A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para usar os equipamentos e tirar dúvidas com os mediadores da atividade.
Para participar, é necessário retirar o bilhete individual na recepção do museu a partir das 17h30, nos dias de observação. Há 105 vagas.