Especial do Globo Rural sobre a Expedição “Manuelzão Desce o Rio das Velhas” está no YouTube - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

31/10/2023

Assista o primeiro de dois programas inteiramente dedicados à expedição realizada pelo Manuelzão da nascente à foz do Velhas em 2003

Entre 12 de setembro e 11 de outubro de 2003, o Projeto Manuelzão realizou a Expedição “Manuelzão Desce o Rio das Velhas”, um marco na história do ambientalismo em Minas Gerais. Nela, três caiaqueiros percorreram cerca de 800 quilômetros, desde as nascentes do Velhas na Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, até seu encontro com o Rio São Francisco, em Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, logo a jusante de Pirapora. O programa Globo Rural, da TV Globo, dedicou duas edições especiais à expedição, levadas ao ar em 28 de dezembro de 2003 e 4 de janeiro de 2004.

Para relembrar esse marco na história do Rio das Velhas, o primeiro programa do Globo Rural acaba de ser disponibilizado no canal no YouTube do Projeto Manuelzão.

Apoiada por extensa equipe em terra, a expedição foi liderada pelos navegadores Paulo Roberto Furtado de Azevedo Varejão, professor de História da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e que escreveu sobre os 20 anos da empreitada aqui; Rafael Guimarães Bernardes, ambientalista; e Ronald de Carvalho Guerra, produtor rural, ambientalista e atual vice-presidente do Instituto Guaicuy.

Essa jornada se desdobrou em livros, um documentário, publicações científicas e vívidas lembranças que ainda são contadas pelas pessoas e comunidades ao longo da bacia.

A primeira parte do programa do Globo Rural acompanha o início da expedição na cidade de Ouro Preto, onde as águas límpidas da cabeceira do Velhas têm a mineração como um dos seus maiores inimigos, até passar por Belo Horizonte, onde está o trecho mais poluído do rio.  Na região metropolitana da capital mineira, o Velhas recebe o Ribeirão Arrudas, afluente que funciona como um dos canos de descarga da metrópole, recebendo esgoto e uma grande quantidade de lixo.

Assista o primeiro programa especial, transmitido em 28 de dezembro de 2003, na íntegra: