Especialização da UFMG prepara profissionais para gestão de recursos hídricos e ambientais - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

04/01/2023

Curso, que oferece 30 vagas, é ministrado em formato semipresencial

[Notícia publicada pela assessoria de comunicação da UFMG nesta terça-feira, 3 de janeiro.]

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros, recebe inscrições de candidatos ao curso de especialização em Recursos Hídricos e Ambientais. A formação, com início previsto para março, tem o objetivo de capacitar os participantes com os fundamentos para o desenvolvimento e  a implementação de gestão sustentável de recursos hídricos e ambientais.

São ofertadas 30 vagas, destinadas a graduados em Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Biologia, Geografia ou áreas de conhecimentos afins. A participação de graduados em outras áreas estará condicionada à análise da comissão examinadora, de acordo com critérios previstos em edital.

As inscrições, ao custo de R$ 75, devem ser feitas pela internet até as 17h do dia 30 de janeiro. A entrega da documentação para análise deverá ser enviada até 23h59 do mesmo dia para o e-mail ica-secrha@ica.ufmg.br.

Encontros síncronos e presenciais

O curso será ministrado em formato semipresencial, com atividades práticas e teóricas propostas nas plataformas de ensino remoto disponibilizadas pela Universidade e em encontros síncronos ou presenciais – estes terão lugar no prédio CAAD do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Haverá módulos presenciais interdisciplinares no início e no fim de cada semestre letivo e plantões para atividades presenciais contemplando práticas, avaliações, seminários e tutorias. O percurso curricular soma 420 horas, que serão integralizadas em quatro semestres. O coordenador do curso é o professor Dalton Rocha Pereira. A lista do corpo docente está disponível na página do curso.

A seleção ocorrerá no período de 1 a 3 de fevereiro. O processo, de caráter eliminatório e classificatório, terá etapa única e constará de análise da carta de interesse, do currículo, da formação acadêmica e do histórico de graduação. O resultado será divulgado no dia 3 de fevereiro, no site do Instituto e na página dedicada aos cursos ofertados na extensão.