Estudantes da Escola Municipal Aurélio Pires recebem certificados do projeto “Vivencie sua Bacia”

11/12/2015

A proposta é conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente e leva-los a se identificar com as questões voltadas ao tema no bairro e nos locais em que vivem.

O trabalho de educação ambiental
dentro do conceito de interdisciplinaridade e o intercâmbio institucional
intensificam a relação entre o sistema educacional, a comunidade e instituição
de pesquisa, criando uma parceria consistente e interativa.

Assim, esta proposta comprova que
a união desse conjunto de atividades, utilizando a bacia hidrográfica, presente
nos Núcleos Manuelzão, como um instrumento na educação é realmente muito
interessante e preenche uma lacuna existente no assunto.

As propostas de trabalhar as
escolas e vivenciar a bacia abrem perspectivas aos educadores e alunos para
novas práticas e temas possíveis na área da educação, extensão e pesquisas
voltadas a preservação ambiental.


 
Entrega dos certificados

Para celebrar essas conquistas e
a união entre os estudantes e integrantes do Grupo de Estudos de Educação e
Mobilização (GEM), no último dia 10, foi realizado o fechamento das atividades
do Projeto ‘Vivencie Sua Bacia’ com os alunos da Escola Municipal Aurélio
Pires, do Núcleo Brejinho.

De acordo com os estagiários, ao
longo do segundo semestre de 2015, os alunos do 5º ano participaram de oficinas
e visitas a campo e ao final das atividades receberam um certificado que
estabelece o compromisso de zelar pela bacia hidrográfica do córrego São
Francisco de Assis das Chagas, na Sub-bacia do Onça.

“Agradecemos à professora Simone
Mol e a monitora de Oficinas Cláudia, bem como toda a equipe da Escola Municipal
Aurélio Pires pelo apoio dado durante a execução do Projeto”, disseram.

Projeto

O Projeto ‘Vivencie sua Bacia’
tem por objetivo a mobilização e sensibilização socioambiental da comunidade
escolar e extraescolar sobre os problemas e potenciais socioambientais da
sub-bacia hidrográfica que estão inseridos. A proposta é envolver em parceira
escolas públicas e representantes das comunidades locais.

Para finalizar as atividades é elaborado
um plano de ação que busca estimular nos alunos, o empoderamento político e a
atuarem como sujeitos transformadores da realidade em que vivem.

 

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