Exibição de filme e exposição de arte no Dia Mundial do Meio Ambiente - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Exibição de filme e exposição de arte no Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2023

Manuelzão abriga estreia do documentário Água de Minas, de Vinicius Parizzi, e associa-se à exposição Cartão-postal, de Marcelo AB

Em 5 de junho, próxima segunda-feira, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em meio à emergência climática e à acelerada degradação da vida na Terra, a data marca a urgência de uma reflexão coletiva sobre a preservação e recuperação do meio ambiente e a necessidade de reimaginar drasticamente nossa relação com ele. Uma relação em que a natureza não seja entendida simplesmente como fonte de recursos, mas como meio essencial à vida e à diversidade biológica, com sua rica e dinâmica teia de relações interespecíficas.

Para contribuir com as reflexões nessa data, o Projeto Manuelzão tem o prazer de promover dois eventos. No auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, abrigaremos a exibição de estreia do documentário Águas de Minas, dirigido por Vinicius Pirizzi, que aborda passado, presente e futuro dos rios mineiros. Já a exposição Cartão-postal, do artista plástico Marcelo AB, na Singular Galeria de Arte, reúne 18 obras em uma declaração de amor à Serra do Curral.

Díptico 3, um dos trabalhos de Marcelo AB que integra a exposição Cartão-postal.

O evento de abertura da exposição será realizado neste sábado, 3, de 10h30 às 15h. A apresentação da dupla de músicos Theo Lustosa e Bárbara Barcelos abre o dia, seguida por uma conversa com o artista Marcelo AB, o curador da mostra e professor da Escola de Belas Artes da UFMG, Rodrigo Vivas, e o coordenador do Projeto Manuelzão e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Marcus Vinicius Polignano.

A visitação segue de 5 a 17 de junho, das 10h às 12h e das 14h às 18h. A Singular Galeria de Arte fica na Rua Curitiba, nº 1592, Lourdes, Belo Horizonte.

Quadro do documentário Água de Minas, de Vinicius Parizzi.

A exibição de estreia de Águas de Minas, no Dia Mundial do Meio Ambiente, terá início às 13h, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG será seguida de um debate com o diretor do filme, Vinicius Parizzi, a doutora em Geografia e diretora do Instituto Guaicuy, Carla Wstane, e o coordenador do Projeto Manuelzão e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Marcus Vinicius Polignano.

A Faculdade de Medicina da UFMG fica na Avenida Professor Alfredo Balena, nº 190, Santa Efigênia, Belo Horizonte.