Famílias ribeirinhas… ribeirão: 14º Deixem o Onça Beber Água Limpa é realizado nesta semana - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

07/06/2022

Evento organizado pelo movimento em prol do Ribeirão Onça terá formato híbrido, com seminário, reunião de parceiros e festa junina

A 14º edição do Deixem o Onça Beber Água Limpa, evento promovido anualmente pelo Conselho Comunitário Unidos Pelos Ribeiro de Abreu (Comupra), da região do Baixo Ribeirão Onça, em Belo Horizonte, começa nesta quarta-feira, 8. Com o tema “Famílias ribeirinhas… ribeirão”, o encontro será realizado em formato híbrido, após dois anos apenas no virtual, em um momento importante da luta pelo Onça, com o avanço do projeto de revitalização da nascente do ribeirão.

A programação tem início na quarta-feira com um seminário online com moradores dos bairros Novo Aarão Reis e Areia Branca e do Quilombo Mangueiras, colaboradores, comitês e subcomitês de bacia hidrográfica, escolas da região e representantes do poder público envolvidos na luta em prol do Onça.

O seminário será um espaço de conversa sobre as histórias de ocupação da região e de compartilhamento de sonhos e projetos futuros do bairro Novo Aarão Reis e da rua Areia Branca, no bairro Ribeiro de Abreu. Ione Maria de Oliveira, do Quilombo Mangueiras, contará histórias sobre as memórias, tradições e a luta antirracista do quilombo. Já a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentará resultados e depoimentos sobre o processo de relocalização das famílias do Baixo Onça.

No sábado, 11, será realizado um encontro presencial com as instituições integrantes, pela manhã, e o 3º Arraial do Deixem o Onça Beber Água Limpa, no fim da tarde, às margens do ribeirão.

Roneide Aparecida Dutra, professora aposentada da rede municipal e colaboradora do Comupra, conta que a retirada de 760 famílias às margens do Ribeirão Onça e a realocação de outras 1.600 vem transformando o cenário da região de forma positiva. “Espaços onde se viam inúmeras perdas materiais e humanas em decorrência das enchentes vão dando lugar ao Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça, através de ações conjuntas entre o Comupra, parceiros e moradores. O Onça – nossa casa comum – dialoga em harmonia com a região cada vez mais”, observa Roneide.

O Espaço Vitrine, onde acontece o evento no fim de semana, é uma das grandes conquistas dos moradores e faz parte do projeto do Parque Ciliar do Onça. Chamado de “vitrine” pelos membros do movimento, por ser um exemplo para a cidade, o espaço fica às margens do ribeirão e conta com um campinho de futebol, horta, agrofloresta e um parque infantil.

“A comunidade está super empolgada na preparação, especialmente do arraial, em que os moradores da região poderão vender seus produtos. Uma grande expectativa de renda extra em dias tão difíceis nos quais o desemprego é alto”, relata a professora.

A revitalização da nascente do ribeirão, projeto iniciado há mais de dez anos em conjunto com a Urbel e a Fundação de Parques e Zoobotânica da PBH, e que recentemente ganhou novo fôlego, também é um avanço do Deixem o Onça.

“A ideia do parque ciliar é totalmente comunitária, ele está nascendo através da luta das pessoas. Não está no plano diretor, não tem nada oficializado por decreto. Ao longo de toda a margem do rio, à medida em que as famílias que vivem na área de risco (mancha de inundação do Onça) são retiradas e realocadas, a ocupação do espaço é feita de forma coletiva”, explica Thais Miranda, estagiária do Instituto Guaicuy e colaboradora do Comupra e do movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa.

“O que importa acima de tudo”, ressalta Roneide, “é um dos lemas do movimento: viver com o rio vivendo. A requalificação do Ribeirão Onça é hoje o sonho que une a todos em prol de uma região, uma cidade, um Brasil melhor. Um Brasil onde o meio ambiente e nossas águas possam ser respeitados”.

Confira a programação do seminário online nesta quarta-feira, das 19h às 20h40 (acesso pelo Google Meet):

19h00: apresentação sobre o movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa
19h20: apresentação bairro Novo Aarão Reis
19h35: bairro Areia Branca
19h50: Quilombo Mangueiras
20h05: processo de relocalização das famílias no Baixo Onça (UrBel)
20h30: encerramento

Programação presencial no Espaço Vitrine neste sábado, no campinho da rua Antônio Ribeiro de Abreu:

8h30 às 12h: reunião de instituições pertencentes ao movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, com stands informativos, atividades artístico-culturais e serviços de atendimento à comunidade

17h às 21h: festa junina – 3º Arraial do Onça, com venda de produtos da região