Fim de ano: pouco a comemorar

03/02/2012

Inpe registra desmate de 207 km² da Amazônia Legal em novembro e dezembro de 2011

Onze vezes o tamanho do arquipélago de Fernando de Noronha. Essa é a área aproximada de cobertura vegetal que a Amazônia perdeu no último bimestre de 2011. A notícia foi divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo informações do sistema de detecção de desmatamento em tempo real (Deter), em novembro foram desmatados 133 km² de floresta, enquanto em dezembro a área derrubada foi de 74,59 km², totalizando 207,59 km². De acordo com o Deter, que utiliza imagens de satélite para monitorar a Amazônia Legal, o estado que mais desmatou nesse período foi o Pará (58,56 km²), seguido do Mato Grosso (53,81 km²).

A área desmatada foi 54% maior do que a registrada no mesmo período de 2010. O Instituto ainda alerta para o fato de que a cobertura de nuvens no fim do ano atrapalha o sensoriamento remoto, de modo que em dezembro de 2010 apenas 26% da floresta foi analisada. Já no ano passado, a cobertura de nuvens foi menos intensa e permitiu a verificação de mais regiões.

Entretanto, apesar do possível aumento dos cortes no fim de 2011, em relação ao mesmo período do ano anterior, a tendência geral é de redução. No último mês de dezembro, o Inpe divulgou dados do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal – que analisa o desmate no bioma durante 12 meses – e constatou uma redução de 11% no desmatamento da floresta. Entre agosto de 2010 e julho de 2011, a Amazônia Legal perdeu 6.238 km² de sua cobertura, cerca de 700 km² a menos do que no período de agosto de 2009 a julho de 2010. O Inpe informa que, desde que o monitoramento foi implantado na região, em 1988, esse é o menor registro de área desmatada.

Fonte: Ambiente Brasil