Incêndio que consumia Serra da Moeda é controlado - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Incêndio que consumia Serra da Moeda é controlado

26/07/2024

Período de estiagem recorde em BH e Região Metropolitana intensifica riscos

Tempo seco e estiagem recorde disparam ocorrências de fogo no estado. Foto: CBMMG/Divulgação.

Na quinta-feira, 25 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) controlou um incêndio de grandes proporções que atingiu o Monumento Natural Estadual (Monae) da Serra da Moeda, em Itabirito. O fogo começou na quarta-feira, 24, e mobilizou brigadistas, integrantes do CBMMG e voluntários. A equipe contou com o apoio de um helicóptero do Instituto Estadual Florestal, operado pelo Comando de Aviação do Estado (Comave).

A estiagem prolongada aumenta os riscos de incêndios florestais, que se tornam mais frequentes entre abril e outubro na capital mineira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, apenas em julho foram registradas 2.263 ocorrências de incêndio em Minas Gerais. Em junho, foram 3.812, o que representa um aumento de 82% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A Serra da Moeda é uma área de preservação ambiental com 2.372 hectares, com predominância do bioma Mata Atlântica. A região enfrenta ameaças ambientais constantes, incluindo pressões para alteração dos limites de proteção em favor de atividades minerárias.

As causas do incêndio e a área atingida pelas chamas ainda estão sendo levantadas. Autoridades monitoram a situação e avaliam os danos. Em nota, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) informa que será realizada uma avaliação para determinar a necessidade de intervenção na Serra da Moeda, especialmente nas áreas de mata.

“Como se trata de unidade de conservação, é necessário manter as características naturais da área. As intervenções só acontecem em casos extremos, geralmente para recuperar matas de fundo de vale. Desta forma, se faz necessário aguardar e verificar se vai haver uma rebrota de vegetação”, afirma o órgão.