Instituto Guaicuy é eleito representante da Região Sudeste no Conama - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Instituto Guaicuy é eleito representante da Região Sudeste no Conama

17/04/2023

ONG criada a partir da experiência com o Projeto Manuelzão está de volta ao importante colegiado que tem a função de discutir e elaborar as políticas públicas ambientais

O Instituto Guaicuy está de volta ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama)! A vitória, divulgada na última sexta-feira, 14, é fruto da articulação de entidades ambientalistas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espiríto Santo, que escolheram o Guaicuy como representante da Região Sudeste no Conselho.

O Conama é formado por integrantes do poder público e da sociedade civil e tem a função de discutir e elaborar as políticas públicas a serem implementadas pelo Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas. A eleição escolheu representantes para o biênio 2023-2025.

Sucessivamente ocupando esse importante espaço de representação desde meados dos anos 2000, o Guaicuy foi uma das entidades cassadas em 2019 pelo governo anterior, no movimento de desmonte do Conama levado a cabo nos últimos anos.

Criado em agosto de 2000, o Instituto Guaicuy é fruto da experiência desenvolvida no Projeto Manuelzão, projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, e da necessidade da criação de uma organização de pessoa jurídica para participar dos espaços de articulação e representação além dos muros da universidade.

O Movimento Verde de Paracatu, o Mover, foi a outra entidade eleita para representar a Região Sudeste no Conama.

Repercussão

O Fórum Mineiro dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), organismo que congrega os 36 Comitês de Minas Gerais, por meio de nota, parabenizou o Guaicuy e o Mover, afirmando ser “motivo de júbilo termos duas organizações não governamentais representado nós mineiros, mas também toda a Região Sudeste, neste importante e estratégico Conselho”. O resultado, diz outro trecho da nota, “é o reconhecimento da luta constante destas duas instituições em defesa do meio ambiente — obviamente incluindo nossas bacias hidrográficas —, e na busca constante da preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, propícia à vida!”

O coordenador-geral do FMCBH, Wilson G. Acácio, em ofício endereçado a Marcus Vinícius Polignano, coordenador do Manuelzão e diretor do Guaicuy, celebrou o resultado e, especialmente, a notícia de que Polignano será o representante do Guaicuy no Conama.

“Quem conhece o nosso querido Polignano sabe que se trata de um profissional altamente competente e gabaritado para nos representar no Conama. A sua passagem pela coordenação-geral do nosso FMCBH mostrou-nos todo o seu talento e aptidão de gestor para as questões de nossas bacias hidrográficas e também das questões socioambientais. A sua luta em defesa da preservação da Serra do Curral é uma prova cabal do que aqui estamos afirmando”, celebrou Acácio.

Em nome do Instituto Guaicuy e do Projeto Manuelzão, agradecemos os votos de confiança de todas as entidades e seguiremos firmes na luta pelas águas, na defesa da biodiversidade e na promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

O resultado da eleição do Conama pode ser acessado na íntegra neste link.