Instituto Guaicuy lança banco de dados e estudos sobre impactos do rompimento da barragem da Vale - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

19/01/2024

O evento presta homenagem às 272 vítimas do desastre-crime na cidade de Brumadinho

TOPSHOT – Aerial view of Brazilian mining multinational Vale at the Corrego do Feijao mine in Brumadinho, Belo Horizonte’s metropolitan region, Minas Gerais state, Brazil, on December 17, 2019. – The upstream tailings dam burst on January 25, spewing millions of tons of minerals-laced sludge across the countryside. At least 257 people were killed -with 13 still missing- and communities in the area were devastated. (Photo by DOUGLAS MAGNO / AFP) (Photo by DOUGLAS MAGNO/AFP via Getty Images)

Belo Horizonte será palco do evento “Em busca de respostas: Divulgação de dados, estudos e produções elaboradas com as pessoas atingidas do Baixo Paraopeba, Represa de Três Marias e Rio São Francisco”, promovido pelo Instituto Guaicuy. O evento, será realizado próximo dia 24, das 9h às 12h, no Auditório da Faculdade de Medicina da UFMG.

A Faculdade de Medicina está localizado na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, Belo Horizonte. Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, a transmissão ao vivo estará disponível em link.

Este encontro, que ocorre cinco anos após o desastre-crime do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, representa um importante passo em direção à compreensão abrangente dos danos ocorridos nessas regiões, prestando homenagem às 272 vidas perdidas e a todos os envolvidos nessa luta. Além da análise dos impactos nas esferas de saúde, meio ambiente e socioeconômica, os estudos adotam a perspectiva crucial dos danos ecossistêmicos, reconhecendo a interconexão entre os sistemas naturais.

Durante o encontro, será oficialmente lançado o banco de dados e estudos ecossistêmicos sobre os impactos do rompimento da barragem da Vale nos municípios de Curvelo e Pompéu (Região 4), e em Abaeté, Biquinhas, Felixlândia, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias (Região 5). Esses territórios têm sido assistidos pela Assessoria Técnica Independente (ATI) do Guaicuy desde 2020.

O evento não apenas apresentará resultados e análises detalhadas, mas também marcará o lançamento do documentário “De Angueretá a Barra do Rio de Janeiro: o rompimento da barragem da Vale para além de Brumadinho” e da revista ilustrada “Cinco anos do desastre-crime da Vale: no curso das águas, a luta por reparação”. Essas produções visam não apenas informar, mas também sensibilizar a sociedade sobre as diversas dimensões e consequências desse desastre e reforçar o compromisso do Instituto Guaicuy na busca por justiça e reparação.

A participação de todos é crucial nesse momento de compartilhamento de conhecimento e solidariedade. Para confirmar presença, basta preencher o formulário de inscrição até 22 de janeiro.