Instituto Guaicuy, ligado ao Manuelzão, compõe nova diretoria do CBH Rio São Francisco - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

17/09/2021

Mesa diretora do Comitê de Bacia Hidrográfica do Velho Chico, um dos mais importantes rios do Brasil e da América do Sul, foi definida nesta quinta-feira, 16

[Notícia publicada pela comunicação do Instituto Guaicuy nesta quinta-feira, 16 de setembro e republicada aqui com algumas edições.]

Na tarde desta quinta-feira, 16, foi eleita, por aclamação, a nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O Instituto Guaicuy faz parte do grupo eleito, por unanimidade, na XXIV Plenária Extraordinária do CBHSF, em Maceió, capital de Alagoas. O comitê é composto por entidades da Sociedade Civil, Usuários de Água e órgãos governamentais. Das Organizações da Sociedade Civil eleitas no Alto São Francisco, juntamente com o Instituto Guaicuy, encontram-se organizações como a Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto (APA-OP), a Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios (ADAO), a Associação Comunitária de Estiva II, dentre muitas outras.

A proposta central da articulação entre as regiões é potencializar a união entre os diversos grupos e coletivos que lutam pela preservação do São Francisco. A chapa busca ainda viabilizar ações que fortaleçam o Comitê e promovam a revitalização do rio em toda sua extensão.

A crise hídrica vem se tornando mais grave ao longo dos anos e políticas de revitalização dos cursos de água se tornam cada vez mais importantes. Com isso em mente, as organizações buscam fortalecer a luta pela proteção e revitalização, além de fomentar políticas públicas que possam dar conta desta tarefa.

Com o Guaicuy na diretoria do CBH São Francisco surge a oportunidade de unir forças e ampliar os diálogos pela defesa ambiental, tanto de biomas quanto dos diversos usos que garantem a vida de tantas populações ribeirinhas e riquezas para nossa sociedade.

“Nós temos que nos unir para além do plenário, unir povos, tradições, culturas, para mostrar que o São Francisco é um todo. E a beleza dele está exatamente na diversidade, naquilo que nos torna diferentes. É bom ver aqui quilombolas, indígenas, barranqueiros, pescadores. Nós somos uma diversidade. E é essa diversidade que nos une”, afirmou, durante a plenária, Marcus Vinícius Polignano.

Nesta nova etapa, o Guaicuy também acredita que será possível visibilizar e articular cada vez mais pessoas e grupos, desde regiões e populações onde já atua até os diversos mundos que se relacionam com o Velho Chico, pela construção de um mundo mais sustentável e justo.

O Comitê da Bacia do São Francisco

Criado em 5 de junho de 2001, o CBHSF é um órgão que tem por finalidade a proteção dos mananciais do Rio São Francisco e a contribuição para o seu desenvolvimento sustentável. É integrado pelo poder público, pela sociedade civil e por usuários de água, que representam um total de 38,7% de seus membros, envolvidos na gestão dos recursos hídricos da bacia.