22/09/2014
Integrantes do Movimento pela Serra do Gandarela e amigos estiveram presentes e puderam acompanhar atividades de lazer em meio à natureza.
A emoção marcou a inauguração no domingo, 21, do espaço “Estação Gandarela”, em Rio Acima que se localiza a 39
km de Belo Horizonte. O local, de acordo com integrantes do Movimento, tem o intuito de ser um espaço de informações e educação ambiental para conscientização sobre a importância da Serra. “O objetivo principal é ampliar a divulgação da relevância ambiental, cultural e paisagística da Serra do Gandarela, fortalecendo as demais ações em prol da sua preservação diante das ameaças, principalmente da mineração”, disseram.
Inauguração da Estação Gandarela, espaço de informação e cultura, na Rodoviária de Rio Acima. Foto:Divulgação/ Salve a Gandarela
A população local, autoridades, integrantes do Movimento e amigos do Gandarela estiveram presentes e prestigiaram o evento. O espaço fica na área central de Rio Acima, próximo a entrada para a Serra do Gandarela e conta com salas amplas para os encontros e reuniões.
O Projeto Manuelzão, um dos grandes parceiros do Movimento, foi representado pelo seu coordenador geral, Marcus Vinícius Polignano, que destacou a luta do Movimento Gandarela para preserva a Serra e os grandes desafios para que o sonho de um espaço próprio fosse realizado.
“Consolidar a idéia de que as águas do Gandarela são patrimônio cultural e natural de todos é a nossa meta. Para isso, precisamos continuar na luta e esse espaço representa o compromisso com o fortalecimento do movimento”, declara ao revelar que é possível ter a administração pública comprometida com o meio ambiente. “O que acontece hoje deve servir de exemplo para muitos municípios onde a questão ambiental ainda não é um compromisso do poder público. A proposta é convencer a todos que o meio ambiente precisa ser preservado para essa e as futuras gerações”, disse.
O secretário de Cultura e Turismo de Rio Acima, Renato Cosenza, também destacou a importância da Serra do Gandarela. “Essa inauguração é para todos a concretização de um sonho. Através desse ato estamos preservando nossa maior riqueza natural. A Serra é um bem importante para nosso município”, ressaltou.
Para o prefeito de Rio Acima, Antônio César Pires de Miranda Júnior, a Serra do Gandarela é um símbolo e uma bandeira do município. “Nossos rios estão morrendo e o Rio das Velhas tem se mantido por causa deste trabalho de conscientização da importância da preservação da Serra. Esse espaço é de todos e é público, que ele seja um ponto de referência para a continuação dos trabalhos de conscientização e preservação”, reforça.
Atividades recreativas
As atividades continuaram com o passeio à Cachoeira Chica Dona e com a oração pelas águas. Pela programação, ainda foram realizadas oficinas
com o artista Arcanjo Rany, que apresentou durante a inauguração uma réplica do ‘Tatu gigante’, possível habitante da Serra. Segundo ele, a escultura foi construída em duas semanas, tem 1,10 m e feita com materiais recicláveis.
“Que esse espaço seja mais uma possibilidade de formar, esclarecer, acolher e somar iniciativas em prol da Serra do Gandarela. Ainda temos muito que buscar e lutar, mas estamos certos do caminho”, reforçou o coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano.
Importância da Serra do Gandarela
A Serra do Gandarela guarda as últimas áreas significativas e ainda preservadas dos aquíferos que abastecem grande parte da região metropolitana de Belo Horizonte. Seus rios e córregos ajudam a manter a quantidade e a qualidade da água captada e são responsáveis pelo abastecimento de mais de 60% da capital e cerca de 45%
de toda a Região Metropolitana, abrangendo cerca de dois milhões de habitantes.
Em um momento em que o Sudeste brasileiro passa por uma das maiores secas da sua história recente e cidades como São Paulo enfrentam séria crise no abastecimento de água, a proteção da Gandarela é importante para garantir a segurança hídrica da população.