Projeto Manuelzão e Instituto Guaicuy realizam o encontro “Diálogo e Ação"Projeto Manuelzão

Projeto Manuelzão e Instituto Guaicuy realizam o encontro “Diálogo e Ação”

27/09/2024

Evento serviu como um espaço para a troca de experiências e para compartir instrumentos de atuação em defesa do meio ambiente

Evento realizado no Conservatório UFMG reuniu parceiros de várias gerações. Foto: Matheus Dias/Projeto Manuelzão.

O Projeto Manuelzão e o Instituto Guaicuy receberam, na última quarta-feira, 25, parceiros recentes e tantos outros de longa data no encontro “Diálogo e Ação: Participação Social no Cuidado com o Ambiente”. O evento foi pensado como um espaço para o compartilhamento de experiências e instrumentos de atuação em torno da defesa do meio ambiente nas cidades e nos territórios das serras, matas e águas.

Ao longo dos mais de 20 anos de atividade do Manuelzão e do Guaicuy, acreditamos sempre na mobilização e na articulação popular para construir uma sociedade capaz de defender a vida e o ambiente da destruição a qualquer preço.

Nessa trajetória de formação de novos imaginários, muitas pessoas se contaminaram pelas ideias e reconheceram a necessidade de urgência da ação, assumindo protagonismo em suas comunidades e contribuindo como elos da rede.

E esta quarta foi um momento de rever amigos, olhar para as batalhas travadas, as conquistas alcançadas, os retrocessos e se organizar e se fortalecer para os desafios futuros, que não cessaram em crescer.

Na parte da manhã, em colaboração com o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), o Núcleo de Direito Ambiental do Manuelzão ministrou a oficina Educação Jurídica Popular e Direitos Socioambientais, voltada para os Núcleos Manuelzão, abordando conhecimentos e estratégias capazes de fortalecer a atuação de organizações e comunidades.

À tarde, lideranças do Manuelzão e do Guaicuy apresentaram projetos em curso e discutiram a participação em espaços de representação da sociedade como os comitês de bacia hidrográfica e conselhos ambientais nas esferas municipal, estadual e federal.

Também foi apresentada a Meta 2034 de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, que tem como embaixador o idealizador do Projeto Manuelzão, o professor Apolo Heringer Lisboa.