Manuelzão seleciona estudantes da UFMG para vagas de estágioProjeto Manuelzão

Manuelzão seleciona estudantes de graduação da UFMG para vagas de estágio

04/08/2025

São duas vagas de estágio em Jornalismo e uma em Design; discentes atuarão na equipe de comunicação do Projeto

Vagas são exclusivas para estudantes da UFMG, que atuarão na equipe de comunicação. Foto: Enaile Almeida/Projeto Manuelzão.

O Projeto Manuelzão seleciona estudantes de graduação da UFMG para três vagas de estágio na equipe de comunicação. São duas vagas de estágio em Jornalismo e uma vaga em Design, exclusivas para estudantes da UFMG.

As atividades demandam 20 horas de dedicação semanal, com bolsa mensal de R$ 1.200. O contrato é feito em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Os currículos (e portfólios, no caso da vaga de designer) devem ser enviados até o próximo sábado, 9, para o e-mail: comunicacao.pmanuelzao@gmail.com

Vagas em Jornalismo

Podem se candidatar discentes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Relações Públicas, cursando a partir do 4° período, com pelo menos uma experiência prévia de estágio ou participação em projeto de pesquisa ou extensão na área do Jornalismo. Experiência com jornalismo ambiental é diferencial.

As tarefas incluem a produção de notícias para o site e a Revista Manuelzão; produção de conteúdo para as redes sociais do projeto, como o perfil no Instagram; entre outras atividades como cobertura de eventos, produção de releases e suporte às atividades das outras equipes do projeto.

Vaga em Design

Podem se candidatar discentes dos cursos de Design, Artes Visuais, Comunicação (Jornalismo, PP e RP), Arquitetura e áreas afins, uma vez que tenham portfólio de criação gráfica. É considerado diferencial experiência com programas do pacote Adobe.

As atividades consistem prioritariamente na produção de peças gráficas para o site e as redes sociais do projeto, envolvendo meios e formatos diversos; além disso, a pessoa selecionada dará suporte à produção da Revista Manuelzão.

O Projeto Manuelzão

O Manuelzão é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina UFMG, fundado em janeiro de 1997, que atua na promoção de saúde, ambiente e cidadania na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. O Velhas é o principal afluente do Rio São Francisco e percorre 800 quilômetros das suas nascentes em Ouro Preto até a foz em Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, no Norte de Minas.

É o curso d’água que mais contribui para o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O nome do projeto é uma homenagem ao vaqueiro Manuel Nardy, eternizado por Guimarães Rosa em Manuelzão e Miguilim, publicado inicialmente na coleção de novelas Corpo de Baile (1956), e em Grande Sertão: Veredas (1956).

Morador de Andrequicé, distrito de Três Marias onde hoje há um museu dedicado à sua memória, Manuelzão tangeu gado na região do encontro do Velhas com o Velho Chico e se assustou com o cenário de poluição dos rios. Faleceu meses após ser homenageado como patrono do Projeto Manuelzão, em maio de 1997.

Página Inicial

Voltar