Moradores do Serro fazem abaixo assinado contra mineração no município - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Moradores do Serro fazem abaixo assinado contra mineração no município

01/07/2020

Em meio a pandemia do coronavírus, gestores do Serro mobilizam-se para viabilizar o empreendimento da Herculano Mineração, que quer explorar os recursos da cidade

Moradores do município de Serro, na região central da Serra do Espinhaço, fizeram um abaixo assinado contra a emissão de uma declaração de conformidade ao empreendimento da Herculano Mineração, que pretende explorar o local. A mobilização ocorreu após o próprio presidente do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), Carlos da Silveira Dumont, com apoio da prefeitura da cidade, iniciar uma coleta de assinaturas de conselheiros para conceder a declaração de conformidade para a Herculano Mineração através de um ofício.

Pelo plano diretor vigente do município, não há conformidade do empreendimento. O plano é belizado por estudos técnicos apresentados pelo doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor da mesma instituição, José Luiz Quadros.

Além disso, o prefeito e os conselheiros estão ignorando estudos técnicos que comprovam que a mineração afetará a o abastecimento de água da cidade. Recentemente, um relatório feito por Alessandra Mendes Carvalho Vasconcelos, professora de Engenharia Geológica do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM, reforça as inconformidades apresentadas no Projeto Serro pela empresa Herculano, já contestadas em estudo anterior feito pelo doutor Paulo Rodrigues e afirma que o empreendimento pode afetar o rio do Peixe, o córrego Siqueira e o ribeirão do Lucas, violando o atual Plano Diretor do município.

Na petição, os moradores criticam o oportunismo do Codema e da prefeitura do município. “É um absurdo que gestores públicos e pessoas que deveriam representar a população se utilizarem deste momento, em que os casos de covid-19 no Serro e região aumentam de forma disparada, para beneficiar uma empresa que apresentou um projeto com informações falsas, que ameaça a segurança hídrica e o futuro da cidade. Estas pessoas estão colocando o Serro à venda em um momento em que toda a população se encontra fragilizada, preocupada com seus familiares e com seu futuro”, ressalta um trecho do texto.

Leia e assine a petição através deste link.