Mortandade de peixes é registrada novamente no Rio das Velhas e em afluentes - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Mortandade de peixes é registrada novamente no Rio das Velhas e em afluentes

19/02/2024

Entre os dias 6 e 9, pescadores e moradores de três municípios — Santo Hipólito, Curvelo e Presidente Juscelino — relataram ocorrências no Velhas e no Rio Paraúna

Há duas semanas, pescadores e moradores de ao menos três municípios — Santo Hipólito, Curvelo e Presidente Juscelino — registraram mortandades no Rio das Velhas e afluentes. Após tempestades, vários relatos entre os dias 6 e 9 de fevereiro davam conta de pontos do Velhas e do Rio Paraúna em que os peixes apresentavam dificuldade para respirar e outros locais com peixes mortos na superfície.

De acordo com um boletim de ocorrência da Polícia Militar em Curvelo, da manhã do dia 8, a topografia irregular do local e as características do solo, combinadas com as chuvas, resultaram na formação de uma enxurrada de lama em direção ao rio.

Autoridades de Presidente Juscelino, incluindo o prefeito, o vice-prefeito, a secretária de Meio Ambiente e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Defesa Civil compareceram ao local para avaliar a situação e tomar medidas necessárias.

Um laudo técnico será necessário para avaliar as características da água e os espécimes de peixes mortos.

Chuvas fortes carreiam rapidamente todo tipo de detrito e rejeito para os corpos d’água, além de liberarem matéria orgânica presa no estuário. Esse material sobe e provoca a morte de peixes por falta de oxigênio.

A grande quantidade de rejeitos deslocados para o leito do rio alterou os parâmetros de qualidade da água, como temperatura, pH, oxigênio dissolvido, turbidez, salinidade e matéria particulada em suspensão.

O primeiro passo para minimizar os impactos deste tipo de situação continua sendo a coleta e o tratamento dos esgotos domésticos e industriais.

Reproduzimos abaixo um vídeo enviado por moradores de Santo Hipólito, no dia 8 de fevereiro:

 

Página Inicial

Voltar