Movimentos sociais mobilizam #QuartosDaQuarentena para enfrentar pandemia em BH - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Movimentos sociais mobilizam #QuartosDaQuarentena para enfrentar pandemia em BH

21/04/2020

Articulação social busca alternativas dignas, em hotéis vagos, de abrigo e isolamento para as pessoas que mais precisam.

Iniciativa que reúne diversas organizações, coletivos e projetos conectados à questão urbana propõe o uso de quartos vagos de hotéis para salvar vidas. A proposta do #QuartosDaQuarentena é, com a ajuda da sociedade, pressionar governos locais e empreendimentos hoteleiros pelo país para oferecer alternativa de locais para abrigar e isolar quem mais precisa.

Por meio do site (https://www.bh.quartosdaquarentena.org/), Facebook e Instagram oficiais da campanha é possível conhecer melhor as ações e oferecer suporte. Atualmente, cinco cidades estão articuladas: São Paulo, Recife, Florianópolis, Porto Alegre e Belo Horizonte. Mas, caso sua cidade não esteja na lista, também é possível entrar em contato para iniciar a campanha em novas localidades.

Entre os movimentos articulados pelos Quartos da Quarentena, estão o Instituto Urbe Urge, o Instituto de Arquitetos do Brasil, LabCidade, Instituto Urbem, Laboratório de Estudos de Transformação, Instituto Polis, Movimento Nossa BH, Movimento Nacional de Luta pela Moradia e ANPUR. Com apoio da Associação Brasileira de Saúde Mental, ONG Sã Consciência, Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Centro de Convivência É de Lei, IABSE, População de Rua Autônoma, Harvard GSD Loeb Fellow, Peabiru Trabalhos Comunitários, Iniciativa Negra por uma Nova Política, Praxis-EA, Núcleo de Terras e Habitação, Instituto Latino Americano de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Laboratório de Estudos da Habitação, Luta Popular, Movimento Luta Popular, NEPHU-UFF, Brigadas Populares, Movimentos de Luta nos Bairros e Frente Favela Brasil.

O Projeto Manuelzão também apoia esta iniciativa!