Na contramão da Meta 2014

28/01/2013

Obra de saneamento em Contagem terá canalização ao invés de revitalização

Conviver com lixo e esgoto na porta de casa faz parte do dia-a-dia dos moradores das margens do Córrego da Avenida Dois, no Bairro Colorado, em Contagem. Em setembro do ano passado, a Prefeitura da cidade, junto à Copasa, anunciou uma série de intervenções na área, mas sem explicar para a população o que de fato iria acontecer.

Segundo o coordenador de projetos de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Contagem, José Geraldo Lima, o projeto prevê a canalização de 1.330 metros do curso d’água, um tipo de intervenção contrário às medidas de revitalização propostas pela Meta 2014. Se por um lado as pessoas se mostram satisfeitas com qualquer tipo de atitude que mude a realidade do Córrego, por outro a canalização trará enormes prejuízos e pode não resolver o problema da água que inunda as casas da região. Canalizar significa impermeabilização do leito e aumento da velocidade da água, que chegará a foz com maior volume, aumentando a probabilidade de inundação da área.

O início da obra está previsto para o começo deste ano e muitos moradores terão que deixar suas residências. Os milhões de reais que serão gastos poderiam ser usados para revitalização do curso e recuperação das margens. Para a estagiária do Projeto Manuelzão, Gabriele Santos, apesar dos inúmeros impactos negativos que vem sofrendo, o Córrego tem grande potencial de ser recuperado.

Leia a matéria completa na página 22 da Revista Manuelzão 67.

Página Inicial

Voltar