Nota de falecimento – Maria José Fernandes CostaProjeto Manuelzão

Nota de falecimento – Maria José Fernandes Costa

03/10/2024

O Projeto Manuelzão comunica com pesar o falecimento de Maria José Fernandes Costa, mãe de nossa amiga e colaboradora de longa data Derza Nogueira

Com imensa consternação, o Projeto Manuelzão comunica o falecimento de Maria José Fernandes Costa, mãe de Derza Nogueira, ambientalista parceira do Manuelzão e do Instituto Guaicuy. O velório teve início na manhã desta quinta, às 11h, e o sepultamento foi realizado às 16h, em Taquaraçu de Minas. Amigos e familiares se uniram em apoio à família neste momento de despedida e prestaram suas últimas homenagens à Maria José.

Derza é uma figura de destaque na luta pela proteção do Rio Taquaraçu, afluente que corre na região do Médio-alto Rio das Velhas. É gestora e mobilizadora socioambiental no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas), vice-presidente do instituto Pé de Urucum, além de desenvolver o projeto Caravana Asas do Carste.

Integrante do Projeto Manuelzão e presidente do Insituto Guaicuy, José de Castro Procópio prestou condolências à Derza, a quem definiu como “uma guerreira, uma grande lutadora, uma parceira que está a muitos anos com a gente batalhando pela preservação das nossas águas e do meio ambiente”.

Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade e carinho à Derza, seus familiares e amigos.