Nova edição do “O Gandarela” reforça alerta sobre ameaças de projeto da ValeProjeto Manuelzão

Nova edição do jornal “O Gandarela” reforça alerta sobre ameaças de projeto da Vale à serra e às águas

03/10/2024

Publicação destaca a anulação das audiências públicas do licenciamento do projeto Apolo e critica a roupagem de “novo conceito”

Capa da sexta edição do jornal O Gandarela. Foto: Reprodução Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela.

A sexta edição do jornal O Gandarela, que acaba de ser lançada, denuncia as graves ameaças que o projeto Apolo, da mineradora Vale, representa para a Serra do Gandarela, a última intacta no Quadrilátero Ferrífero-Aquífero, e para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A edição de outubro é a segunda dedicada ao “novo conceito” do projeto. Leia a íntegra aqui.

Em virtude da relevância ambiental da região, foi criado em 2014 o Parque Nacional da Serra do Gandarela, que protege parte da cadeia de montanhas e recobre oito municípios: Caeté, Itabirito, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara. A área está a apenas 40 quilômetros de distância da capital mineira.

Além de destacar o risco iminente aos recursos hídricos da região, o jornal expõe as omissões da Vale em relação ao projeto e discute a importância do Gandarela, com destaque para a paleotoca (Cavidade AP-38) existente nos limites da serra, uma caverna que abrigou preguiças gigantes na Era do Gelo e que quase foi destruída pela mineradora anteriormente.

Também são mencionadas as audiências públicas realizadas em maio de 2024, nos municípios de Santa Bárbara e Caeté, anuladas após ação civil pública movida pelo Núcleo de Direito Ambiental do Projeto Manuelzão, por meio do Instituto Guaicuy, por falta de manifestação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão das unidades de conservação federais.

Ainda nesta edição, há uma crítica à prática da Vale de utilizar pequenas mineradoras para operar nas proximidades do Parque Nacional da Serra do Gandarela, em contratos que disfarçam sua participação direta. A estratégia possibilita que extrações sejam feitas sem o controle ambiental necessário em áreas cujos direitos minerários são da própria empresa.

A edição rearranja parte do conteúdo da edição anterior, de maio, com novas abordagens e um reforço à urgência da preservação da Serra do Gandarela, uma área essencial para a proteção das águas que abastecem a RMBH.

Comunicação e mobilização

Desde a primeira publicação, o jornal O Gandarela tem sido uma importante ferramenta de mobilização em defesa da Serra do Gandarela. A edição anterior, além de elencar as ameaças do projeto Apolo às águas da região e defender sua preservação, ainda denunciava a Vale por não pagar impostos em dia, acumulando uma dívida de R$ 14 bilhões até o final de 2021.

O jornal O Gandarela é gratuito e pode ser lido no site do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela.