01/04/2025
Voltada especialmente para educadores na Bacia do Velhas, publicação é fruto da parceria com o Programa de Educação Ambiental do Pró-Mananciais da Copasa
Em uma iniciativa que reforça a importância da educação ambiental como ferramenta de transformação, o Projeto Manuelzão, em parceria com o Programa de Educação Ambiental do Pró-Mananciais da Copasa, acaba de lançar a versão digital de uma nova edição pedagógica da Revista Manuelzão. A publicação tem como foco a conscientização sobre a revitalização e a proteção dos cursos d’água, com ênfase na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
A revista foi pensada como um instrumento pedagógico para professores e educadores utilizarem em sala de aula e em outras atividades formativas, como forma de suscitar reflexões sobre sustentabilidade, preservação ambiental e mobilização social. Com artigos, relatos de experiências e atividades interativas, a publicação busca fortalecer a conexão entre comunidades e as águas que as cercam, incentivando ações concretas em defesa do meio ambiente.
Os artigos colocam a bacia hidrográfica no centro do processo de aprendizagem, partindo da conceituação inicial, passando pela caracterização da Bacia do Velhas, até chegar à apresentação das bacias como instrumento pedagógico. Daí em diante, escrevemos sobre o ciclo da água, o enquadramento dos corpos hídricos, abastecimento humano, tratamento de efluentes, matas ciliares, mudanças climáticas, entre outros assuntos.
Destacamos também artigos que tratam do monitoramento da qualidade da água com base na presença de espécies do Rio das Velhas e de seus afluentes. A riqueza de espécies, ocorrência e distribuição geográfica, abundância e outras características são indicativos das condições e integridade ecológica da bacia.
A edição traz ainda a apresentação do Programa de Educação Ambiental do Pró-Mananciais. O Pró-Mananciais é o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais da Copasa.
A ideia é fortalecer uma visão ecossistêmica sobre o território, abordando temas transversais como ciência, cultura, ética e cidadania, além de incentivar a análise crítica e a participação cidadã, de modo que alunos e professores transformem-se em multiplicadores, envolvendo suas comunidades.
A edição pode ser acessada e baixada através deste link.