Observatório de conflitos ambientais da UFMG é premiado pela Anpocs - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Observatório de conflitos ambientais da UFMG é premiado pela Anpocs

21/10/2022

Iniciativa de extensão, conduzida pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais, foi reconhecida na primeira premiação da associação de pesquisa em Ciências Sociais

[Notícia publicada pela assessoria de comunicação da UFMG na última quarta-feira, 19 de outubro.]

O programa Observatório dos conflitos ambientais de Minas Gerais: Tecnologias sociais e justiça ambiental, fruto de ações de extensão conduzidas pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) da UFMG, recebeu o 1º Prêmio Anpocs de Extensão Universitária.

A premiação foi concedida no dia 14 de outubro pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), que avaliou a relevância do tema, a abordagem, o impacto social e o caráter inovador das propostas, além do perfil do público beneficiado.

O Observatório, coordenado pelas professoras Andréa Zhouri, Ana Flávia Santos, ambas do Departamento de Antropologia e Arqueologia, e Raquel Oliveira, do Departamento de Sociologia, conta com equipe interdisciplinar, com alunos dos cursos de Antropologia, Ciências Socioambientais, Ciências Sociais, Direito e Geografia.

Formação de redes

O propósito central do programa é promover a formação e o fortalecimento de redes de articulação política, construção compartilhada de conhecimento e intercâmbio de experiências entre grupos que enfrentam danos e violações de direitos territoriais por grandes projetos — os de infraestrutura, mineração, especulação imobiliária, entre outros.

O vídeo de apresentação do projeto pode ser assistido no canal do Gesta no YouTube. Outras informações estão publicadas nas contas do grupo no Instagram e no Facebook.