Ônibus do Manuelzão apresenta Exposição sobre água doce

21/05/2018

No sábado (19), o Projeto Manuelzão levou conhecimento e educação ambiental, por meio da exposição itinerante, à escola de Santa Luzia

“Família, Escola, Natureza: uma parceria iluminada.” Este foi o projeto organizado pela Escola Estadual São João da Escócia, voltado para os alunos do ensino funadamental, médio, EJA e comunidade do entorno da escola. Para compor a programação do evento, o Projeto Manuelzão, a convite da escola, levou o ônibus “Unidade móvel de educação ambiental”, com todo o seu conteúdo acerca do tema: Água Doce.

A exposição é montada pela equipe do Manuelzão, do lado de fora do ônibus e apresentada didaticamente a todas as pessoas, desde criancinhas até idosos, de forma que todos possam aprender e compreender. A exposição é composta pelos seguintes ítens:

• Peixes da bacia do Rio das Velhas como dourado, barrigudinho e piranha;
  • Bentos – animais invertebrados que auxiliam no biomonitoramento das águas;
  • Maquete do Rio das Velhas;
  • Demonstrações de disponibilidade da água;
  • Amostras de água de lugares preservados como cachoeiras e de lugares alterados comoLagoa da Pampulha e Rio Arrudas.

Para a estagiária de zootecnia, Joyce Jordana, o ônibus é um instrumento que leva a educação ambiental até as pessoas. “Muita gente não tem acesso a esse tipo de informação e a exposição com o acervo do Manuelzão, leva o conhecimento in loco.” Joyce esteve presente durante a exposição e se emociona ao lembrar da empolgação de uma criança de 3 anos ao conhecer, de perto, os peixinhos do rio.