Organização das Nações Unidas convoca governos a combater poluição do arProjeto Manuelzão

Organização das Nações Unidas convoca governos a combater poluição do ar

25/07/2019

ONU, OMS, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Coalizão Clima e Ar Limpo anunciam propostas de compromissos para melhorar a saúde das pessoas, reduzir desigualdades, promover a justiça social e maximizar as oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo em que se protege o clima para as gerações futuras.

Na última terça-feira (23), a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a “Iniciativa Ar Limpo” que busca mobilizar governos nacionais e subnacionais (estaduais, municipais etc) a combater a contaminação atmosférica e o aquecimento global. Em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Coalizão Clima e Ar Limpo a iniciativa faz parte da preparação para a Cúpula de Ação Climática de 2019.

A proposta é que os entes públicos busquem alinhar as suas políticas de mudanças climáticas e de poluição do ar até 2030. E se comprometer a alcançar uma qualidade do ar que seja segura para os cidadãos. A “Iniciativa a Limpo” pode ser adotada por qualquer governo e estabelece compromissos práticos, como:

  • Implementar políticas de qualidade do ar e mudança climática que permitam alcançar os valores do Guia de Qualidade do Ar Ambiente da OMS;
  • Implementar políticas de mobilidade elétrica e sustentável, bem como ações com o intuito de gerar impactos decisivos nas emissões do transporte rodoviário;
  • Calcular o número de vidas que são salvas, os ganhos de saúde para as crianças e para outros grupos vulneráveis e os custos evitados para os sistemas de saúde devido à implementação dessas políticas;
  • Monitorar progressos, compartilhar experiências e as melhores práticas por meio de uma rede internacional apoiada pela Plataforma de Ação Breathelife.

De acordo com a OMS, a cada ano, a poluição do ar causa 7 milhões de mortes prematuras. Desses óbitos, 600 mil são de crianças. Segundo o Banco Mundial, a poluição do ar custa à economia global estimados 5,11 trilhões de dólares em perdas sociais. Nos 15 países com os maiores volumes de emissões de gases do efeito estufa, os impactos de saúde da poluição do ar são estimados a um custo de mais de 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

O cumprimento do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas poderia salvar mais de 1 milhão de vidas por ano até 2050. No marco dos esforços para alcançar as metas do acordo, a redução da poluição do ar, por si só, geraria benefícios de saúde estimados em 54,1 trilhões de dólares — o que equivale aproximadamente ao dobro das despesas com mitigação.

Governos de todos os níveis interessados em aderir à Iniciativa Ar Limpo podem entrar em contato pelo e-mail spdcast@un.org.

Veja mais informações sobre o “Iniciativa Ar Limpo”, da ONU, clicando aqui

 

 

Página Inicial

Voltar