Passo à frente

30/01/2013

Copasa assume esgotamento sanitário de Sabará

Com um investimento de mais de 100 milhões em saneamento básico em Sabará, um passo importante está sendo dado para a despoluição do Rio das Velhas e para o cumprimento da Meta 2014. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assinou com o município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um contrato para renovação dos serviços de abastecimento de água e assunção do sistema de esgotamento sanitário da sede, adjacências e dos distritos de Ravena, Sobradinho e Roças Grandes.

O esgoto gerado por cerca de 120 mil pessoas deixará de ser jogado no Velhas, o que contribuirá para a revitalização do maior afluente em extensão da Bacia do São Francisco. Isso representa uma vitória para a Meta 2014, que prevê 100% de esgoto fora do Rio até o próximo ano. Em 1999, apenas 1,34% do esgoto coletado na região da Bacia era tratado. Já em 2012, o índice chegou a 80,03%.

O projeto de esgotamento, previsto para começar a operar em 1° de abril deste ano, prediz a implantação de 28 mil metros de redes coletoras e 45 mil metros de redes interceptoras ao longo dos rios e córregos, destacando-se o rio Sabará, Córrego Malheiros, Ribeirão Arrudas e Rio das Velhas, além de 11 elevatórias de esgoto.

Foto: Arquivo – Jornal Folha de Sabará

Página Inicial

Voltar