Pesquisadores da UFMG desfazem mitos sobre as plantas carnívoras - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Pesquisadores da UFMG desfazem mitos sobre as plantas carnívoras

15/02/2023

Espécies não oferecem riscos à vida humana e podem proporcionar benefícios à saúde e ao meio ambiente

[Texto da assessoria de comunicação da UFMG, publicado nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, e republicado aqui com algumas edições.]

Muitas vezes representadas na ficção como seres gigantes e perigosos, as plantas carnívoras não são tão assustadoras. São, na verdade, plantas pequenas, que podem ser cultivadas em casa e geram inúmeros benefícios aos seres humanos e ao meio ambiente.  Em reportagem da TV UFMG, pesquisadores da Universidade esclarecem dúvidas e mitos sobre essas curiosas espécies do reino vegetal. “Ainda sabemos muito pouco sobre elas”, avalia o professor Geraldo Wilson Fernandes.

O professor explica que essas espécies ocorrem em solos onde há pouco nitrogênio, que no caso do Brasil coincidem com a ocorrência das turfeiras, muito comum no alto das montanhas da Serra do Espinhaço, e das cangas ferruginosas, bastante presentes na região do Quadrilátero Ferrífero-Aquífero.

Os entrevistados são Geraldo Wilson Fernandes, coordenador do Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade do ICB, Júlio César Lopes, mestre em Ecologia pelo ICB, e Rafael Rios, estudante de Farmácia da UFMG.

Assista a reportagem na íntegra:

Equipe: Amanda Gomes e Vitória Brunini (produção e reportagem), Pedro Campos (motorista), Bruno Ihara, Lucas Tunes, Ravik Gomes (imagens), Bruno Ihara (videografismo), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Vitória Brunini (edição de conteúdo).

Apoio: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB/UFMG).