Planejar dá certo

17/09/2010

Capacitar professores da rede pública na gestão de projetos é uma aposta para educação ambiental que faça a diferença

Curso de Gestão de Projetos e Captação de Recursos
Curso de Gestão de Projetos e Captação de Recursos
Muitos professores buscam desenvolver
projetos que contemplem a educação e gestão ambiental dentro de suas escolas.
No entanto, um bom projeto pode não sair do papel se não tiver um planejamento
adequado, apoio, financiamento e tempo para organizá-lo. Foi pensando nessa
realidade que o subprojeto Manuelzão vai à escola idealizou o Curso de Gestão de Projetos e Captação de Recursos.

A segunda edição do evento teve início no
dia 09. A
ideia é oferecer ao professor da rede pública uma metodologia científica na
elaboração de projetos, de forma que ele esteja capacitado para estabelecer objetivos
e avaliar resultados. O profissional recebe informações sobre como escrever um
projeto, buscar recursos para desenvolvê-lo, possíveis fontes de financiamento
e parceria, e ainda como motivar a comunidade escolar a participar dele. A
coordenadora do Manuelzão vai à escola, Lísia Godinho, afirma que quase
todos os participantes do curso já trabalham com projetos: “Eles sabem que
trabalhar com projeto é bom, mas não sabem por no papel”, explica.

Nesta edição, há cerca de 80 inscritos,
sendo 77 professores de ensino fundamental e médio de escolas públicas das
bacias do Arrudas e Onça. As aulas são ministradas por professores
especialistas em gestão de projetos da UFMG e Faculdade Arnaldo, onde o curso é
oferecido gratuitamente.O horário das aulas é de 13:30 às 17:30 horas, e elas vão até o dia
18 de novembro.

Na edição passada, cujo foco eram as
escolas da Bacia do Arrudas, formaram-se 40 educadores. Lísia destaca os
resultados do curso: “Semestre passado, três professores, pelo menos,
conseguiram encaminhar o projeto deles para a secretaria.” Maria Aparecida Borges foi uma delas. A professora da Escola
Estadual João Moreira Salles participou da primeira edição do curso e já tem um
projeto de captação da água da chuva encaminhado para receber recursos. Ela
explica que devido ao tempo e às responsabilidades dos professores é difícil
que eles se envolvam no desenvolvimento de projetos. Segundo Maria Aparecida, é
importante ter uma pessoa que se dedique exclusivamente a essa atividade.

   O coordenador geral do Projeto Manuelzão, Marcus
Vinícius Polignano ressalta a importância de haver dentro das escolas um
coordenador transdisciplinar de projetos. “Seria exatamente esse professor que
se qualifica para elaborar projetos e que tem na sua carga horária o tempo para
exercer esse papel. Não adianta a gente qualificar o professor e ele não ter na
sua carga horária disponibilidade para fazer efetivamente um projeto andar”.
Ele aponta que esse profissional é uma peça chave no processo contínuo de gestão
e educação ambiental nas escolas e suas comunidades: “Se cada escola começar a
fazer o seu projeto de gestão ambiental de lixo, das águas, adoção de áreas ao
seu entorno, então tudo isso vai contribuir para uma educação ambiental mais
efetiva e não simplesmente teórica. O que vai refletir também na qualidade
geral das águas da Bacia”.

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