Podcast Ciência Suja aborda “o terror das barragens” em episódio duploProjeto Manuelzão

Podcast Ciência Suja aborda “o terror das barragens” em episódio duplo

29/05/2024

Programas da quinta temporada do podcast mergulham no absurdo universo das precárias estruturas de mineração com as quais Minas Gerais convive

Alerta na Zona de Autossalvamento (ZAS) no distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto. Foto: Felipe Chimicatti/ Instituto Guaicuy.

O Podcast Ciência Suja publicou na última quinta-feira, 23, o primeiro de dois episódios dedicados ao “terror das barragens” em Minas Gerais. No primeiro episódio, a equipe do Ciência Suja busca explicar como as tragédias-crime de Brumadinho e Mariana foram o gatilho para evidenciar um contexto minerário caótico, no qual as empresas internalizam os lucros e externalizam os prejuízos para as populações de seu entorno. O segundo episódio vai ao ar na quinta-feira da semana que vem.

O primeiro episódio também apresenta as estratégias de expropriação dos territórios usadas pelas mineradoras, sobretudo a Vale. Para se apossar de terras que as interessam, as empresas se valem de um perverso terror calculado, no qual o medo de novos rompimentos de barragem é instrumentalizado para retirar as populações locais. Essas táticas foram definidas como “terrorismo de barragem”, expressão surgida no âmbito das discussões do Projeto Manuelzão, que é citado no episódio.

O episódio contou com uma série de entrevistas com vários pesquisadores e ambientalistas colaboradores do Manuelzão: Daniel Neri, professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que atuou como consultor do episódio; o engenheiro Euler Cruz, engenheiro e idealizador do Fórum Permanente São Francisco; Bruno Milanez, professor de engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora; Sandoval de Souza, advogado e ambientalista de Congonhas; Klemens Laschefski, professor do Instituto de Geociências da UFMG; e o jornalista Maurício Ângelo, do Observatório da Mineração.

Daniel Neri acompanhou os repórteres do Ciência Suja, Meghie Rodrigues e Pedro Belo, em uma excursão, começando por Belo Horizonte, no Mirante da Mata, na Serra do Curral, indo para Congonhas, onde está a Mina Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), passando por Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, e indo por fim até Rio Acima, no pé da Serra do Gandarela.

O episódio está disponível no site do Ciência Suja e nos principais tocadores de podcasts. Você também pode ouvir na íntegra abaixo: