05/08/2014
Participe, chame uma escola a se inscrever. Mostre as mudanças de hábitos e de atitudes que envolvem a comunidade escolar através de projetos pedagógicos e comunitários.
PREMIANDO A EDUCAÇÃO
O Projeto Manuelzão/UFMG em parceria com Secretaria de Estado de Educação, a prefeitura de Belo Horizonte, o Comitê de Bacia Hidrográfica do rio das Velhas e suas demais prefeituras, veem construindo uma política pública para a despoluição dos rios da Bacia do rio das Velhas.
Esta mudança de hábitos e de atitude envolve a comunidade escolar, através de projetos pedagógicos e comunitários, tendo metas bem definidas. Para reconhecer a importância desses projetos e seus idealizadores, em 2014 serão premiadas escolas públicas integradas às comunidades da Bacia do Rio das Velhas.
Objetivo:
Conhecer e dar visibilidade aos projetos educativos e socioambientais das escolas públicas, estaduais e municipais, do ensino fundamental, a partir da 5ª série.
Quem pode participar:
Escolas da rede pública da Bacia do Rio das Velhas. Podem concorrer trabalhos dos anos de 2013 e 2014 já concluídos ou em realização, que preencham os requisitos do regulamento, independentemente de já terem sido premiados em outros concursos.
Categorias que serão premiadas:
Projetos Integradores
Esta categoria premiará as iniciativas da comunidade escolar e do entorno em prol da revitalização de micro bacias e sub-bacias, tais como: conservação e preservação de cursos d’água; revitalização de córregos; recuperação das matas ciliares; ações de mobilização e luta social em prol do ambiente com qualidade de vida das águas e do solo, dentre outras. Não serão considerados trabalhos conceituais que não tenham sido aplicados na prática.
Projetos Escolas inovadoras
Esta modalidade pretende selecionar as escolas que incorporaram no seu espaço físico e no processo pedagógico a gestão participativa com ações como: a preservação de áreas verdes, manutenção de áreas permeáveis para a água, diversidade de plantas, atividades de hortas, controle e gestão da água e energia gasta, dentre outras. A metodologia utilizada nessa categoria deverá contemplar objetivamente a aprendizagem contextualizada.
Critérios de avaliação:
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: interdisciplinaridade; valorização da cultura regional ou local; métodos inovadores; princípios de sustentabilidade social e ambiental.
Inscrições:
A inscrição deverá ser feita por meio do envio de 1 via contendo na primeira página a ficha de inscrição e a seguinte estrutura:
Capa de apresentação: autores do projeto, título do projeto, local e data.
Introdução: instituição, histórico, projetos já realizados, parceiros e prêmios.
Justificativa
Objetivo: que deverá indicar com precisão o resultado a ser alcançado pelo projeto;
Desenvolvimento: deve explicitar os mecanismos (metodologias/técnicas) a partir dos quais os objetivos serão atingidos;
Cronograma de atividades;
Recurso para a realização do projeto – resumo financeiro ou dos recursos humanos, material e equipamentos;
Bibliografia: deverá ser relacionada ao final do projeto, abrangendo livros, artigos, documentos;
Avaliação e monitoramento/ resultados obtidos;
Anexos: registro através de fotos, DVDs, etc.
Obs.: Os responsáveis pelos projetos premiados assumem o compromisso, se assim solicitado por escrito pelos organizadores, de preparar material para apresentação no evento de entrega dos prêmios.
Período de inscrições:
As inscrições para todas as categorias estarão abertas de 15 de julho a 22 de agosto de 2014.
Informações adicionais:
Os trabalhos deverão ser enviados para a sede do Projeto Manuelzão, Av. Alfredo Balena, 190- 8º andar, sala 808, Bairro Santa Efigênia, CEP 30130-100, Belo Horizonte/ MG, aos cuidados de Lísia Godinho. Se forem enviados pelo correio é importante guardar o comprovante para o caso do extravio; se for entregue no local assine o protocolo de entrega. Telefones: (31) 3409-9819 ou 9810.
Premiação:
Todas as escolas participantes receberão certificado e terão seus nomes divulgados no site e Blog do Projeto Manuelzão. Para cada uma das duas categorias, três projetos serão escolhidos, no total de seis projetos. Para critério de premiação é necessário que conste no material entregue, os nomes dos professores que participaram da elaboração e implementação do projeto.
O prêmio aos professores, com os projetos selecionados, será um final de semana, em local ainda a ser definido. Cada projeto premiado poderá levar até quatro professores que participaram do trabalho.